Gonzaga Patriota destaca Pacto pela Saúde e inauguração da Estação Governo Presente em Petrolina

O deputado federal Gonzaga Patriota, usou a Tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (17), para divulgar os resultados da Audiência Publica sobre o Pacto pela Saúde que aconteceu em Petrolina com a presença do secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira.

 Na ocasião, o secretário apresentou os índices de mortalidade por causas consideradas evitáveis ou reduzíveis dos municípios do Vale do São Francisco, fruto de um levantamento inédito realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O evento foi realizado no auditório do Petrolina Palace Hotel.

 O Secretario Estadual de Saúde explicou que em 2011 foi criado o Pacto pela Saúde, que é a Política do Governo de Pernambuco voltada para a melhoria da saúde da população de todo o Estado. Com esta ferramenta de gestão, a SES realizou um completo detalhamento de importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do Arquipélago de Fernando de Noronha, com o objetivo prioritário de reduzir os índices de mortes que podem ser evitadas. Os indicadores demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado como um todo, compreendendo as ações desde a atenção primária até a atenção especializada ambulatorial e hospitalar.

 Gonzaga Patriota destacou também a Estação Governo Presente e lamentou o fato de não ter sido convidado para ajudar na implementação do Programa em Petrolina.

 “Mesmo lamentando não ter sido convidado para ajudar na montagem, formação do quadro e instrumentos de ações da Estação Governo Presente de Petrolina, onde sou majoritário, registro aqui também, a inauguração desta Estação naquele importante município, onde o Secretario Estadual de Articulação Social e Regional, Aluísio Lessa, juntamente com o Secretario Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, representando o Governador Eduardo Campos entregaram aos petrolinenses mais um órgão que fará o trabalho de articulação entre os órgãos municipais da região, do Estadual e do governo Federal, para assegurar e promover políticas públicas integradas que possam elevar à qualidade de vida, cidadania e desenvolvimento social sustentável a população mais vulnerável”, disse Patriota.

 Gonzaga Patriota concluiu o pronunciamento informando que o Programa Governo Presente é uma estratégia de articulação de políticas públicas e é considerado um modelo inovador de gestão pública em relação ao desenvolvimento social, a universalização de direitos a população mais vulneráveis a violência e criminalidade. Em Pernambuco, o programa está presente em 40 áreas distribuídas no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e agora em Petrolina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.