Inscrições do Seriado da UPE começam segunda; vestibular tradicional inscreve em agosto

91be6c9133798d0c0012ee1734c3fa8e.jpgOs feras que pretendem participar do Vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE) já podem organizar o calendário. As inscrições do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) começam nesta segunda-feira (15), enquanto a prova tradicional deve começar a receber inscrições no dia 5 de agosto. Entre as novidades deste ano estão a inclusão da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no desempenho do candidato e o tema único para a elaboração da redação, que poderá ter detalhes da correção acessada pelo candidato.

O prazo de inscrições é de um mês para os dois processos. Enquanto no seriado termina no dia 14 de agosto, para quem vai participar do tracicional acaba em 4 de setembro.

Os candidatos no vestibular tradicional deverá pagar a taxa de R$ 110. O valor paras os candidatos do SSA é de R$ 70. Todas as inscrições, que só serão efetivadas mediante pagamento, serão realizadas exclusivamente pela internet, na página http//processodeingresso.upe.pe.gov.br. Os alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CADúnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição preenchendo o campo Número de Identificação Social (NIS) no formulário eletrônico.

Este ano, os feras que forem se inscrever deverão informar o próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF), mesmo que tenham menos que 18 anos. A prática de informar o número do documento do responsável, adotada até o ano passado, foi retirada, mas os candidatos do SSA que já tiverem login e senha no site não precisarão fazer um novo cadastro. O reitor Calos Calado enfatizou, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (12), a importância da leitura do manual do candidato.

PROVAS – A prova do Enem servirá como primeira fase do vestibular tradicional, que terá o desempenho somado com a segunda fase – realizada nos dias 24 e 25 de novembro – e dividido por dois. A redação do Enem não será utilizada na formulação da nota. Essa segunda etapa terá 72 questões ao todo. No primeiro dia serão 32 perguntas de duas áreas específicas do curso e a redação. No segundo dia serão 40 questões abrangendo duas outras disciplinas específicas.

Todas as provas serão aplicadas em dois dias. O vestibular tradicional acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro. O SSA 3 será realizado nos dias 10 e 11 de novembro e o SSA 1 e 2 em 15 e 16 de dezembro, sendo a prova dos alunos do primeiro ano pela manhã e a do segundo ano à tarde. Já o Enem acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro em todo o Brasil.

Enem 26 e 27 de outubro
SSA 3 10 e 11 de novembro
Vestibular tradicional 24 e 25 de novembro
SSA 1 15 e 16 de novembro (manhã)
SSA 2 15 e 16 de dezembro (tarde)

RESULTADO – A UPE anunciou que espera divulgar o listão do vestibular 2014 até 31 de janeiro. “Como este ano dependemos de também do Inep (responsável pelas notas do Enem), é pouco provável que o resultado seja antecipado”, adiantou o vice-presidente da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA), Ernani Martins. A partir de 10 de fevereiro, os feras poderão verificar o espelho da redação corrigida através da página do processo de ingresso.

VAGAS – Ao todo, a UPE disponibilizará 3.470 vagas no processo de ingresso, sendo 2.080 para o vestibular tradicional e outras 1.390 para o SSA. Neste ano, a diferença percentual entre as vagas para o vestibular e o seriado diminuiu. Em 2012, 20% das vagas eram reservadas para o SSA, que subiu para 40% em 2013. Os estudantes egressos de escolas públicas têm 20% das vagas.

As vagas estão divididas entre 53 cursos espalhados pela Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão. Este ano, a UPE anunciou um novo curso em Salgueiro, no Sertão pernambucano: o tecnológico em gestão de logística, que vai receber alunos no segundo semestre de 2014, no turno da manhã.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.