Medicina no Ceará é o curso mais concorrido do Sisu 2013; 1,1 milhão de alunos já se inscreveram

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (8) que, até por volta das 12h de hoje, 1.163.150 candidatos já haviam se inscrito no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013. O sistema online pelo qual os candidatos podem se inscrever entrou no ar na madrugada de segunda-feira.

Segundo o ministro, o número de inscritos nas primeiras 36 horas já supera as inscrições no mesmo período do ano passado (978.225), e a expectativa é que o total fique próximo dos dois milhões de inscritos.

Entre os dez cursos mais concorridos no Sisu, oito são de medicina, um de direito e outro de psicologia. O curso mais concorrido no momento, segundo o MEC, é medicina na UFC (Universidade Federal do Ceará), com 9.748 inscritos para 140 vagas e nota de corte de 781,82. O segundo mais concorrido é o curso de medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que possui 67 vagas disputadas por 7.027 candidatos, com nota de corte de 819,27– –a nota de corte mais alta neste momento, seguida de medicina na UFU (Universidade Federal de Uberlândia) com 813,03.

Em seguida, na lista de cursos mais cobiçados aparecem medicina na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), direito na UFRJ, medicina na UFAC (Universidade Federal do Acre), medicina na UFPel (Universidade Federal de Pelotas), medicina na UFCSPA (Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), medicina na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), medicina na UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e, por fim, psicologia na UFRJ.

A instituição de ensino mais procurada no Sisu, segundo dados desta terça, é a UFC (Universidade Federal do Ceará), com 135.188 inscrições para 6.258 vagas. No total, 88.194 candidatos manifestaram interesse pela universidade.

Como os estudantes podem alterar o curso onde se inscreveram até o fim desta semana, os cursos mais concorridos variam, assim como as notas mínimas.

O Sisu seleciona estudantes pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para diversas instituições públicas de ensino, em substituição ao vestibular tradicional.

No total, os 3.752 cursos das 101 instituições que aderiram ao Sisu, disponibilizando 129.319 vagas, receberam 2.251.892 inscrições. Isso é possível porque cada candidato pode escolher dois cursos por ordem de preferência.

Fonte: UOL

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

A grande maioria dos estudantes que colocam universidades distantes de suas residências está se esquecendo que, ao fazer isso, deixam de concorrer na grande lista de vagas excedentes que aparecem logo depois da primeira chamada. Perdem a chance de ficar em suas próprias cidades por simples amadorismo, pois a nota de corte cai bastante em todas as universidades do país. Te gente que chega a entrar com 6.6 em universidades importantes como UFC (Fortaleza) – isso acontece em terceiras, quartas chamadas… e tantas outras, como aconteceu em algumas de Minas. O ponto é que toda essa mobilidade pelo site do sisu entorta a cabeça do aluno… Não passou? Deixa a sua escolha na sua cidade! Pode acreditar: a nota de corte cai absurdamente. E o que acontece é que você perde a vaga que você queria por pura ansiedade… Aí, muitas das vezes, o aluno coloca sua 1ª opção em locais complicados pra si, sendo que só entrará nas vagas excedentes da 1ª opção.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.