‘Não existe policial ferroviário federal’, explica a PF-PE, sobre prisão de 23

“Não existe Polícia Ferroviária Federal, não existe policial ferroviário federal”, afirmou na manhã desta quinta-feira (28) o delegado federal Bernardo Torres, representando o superintendente da Polícia Federal (PF), em entrevista coletiva, ao explicar os motivos que desencadearam a prisão de 23 policiais ferroviários na Estação Mangueira, no Recife, na quarta-feira (27). O delegado explica que não existe uma entidade pública denominada ‘Departamento de Polícia Ferroviária Federal’, embora o mesmo esteja previsto no artigo 144 da Constituição Federal.

Como não foi criada nenhuma esturtura do órgão até o momento, explica o delegado Eduardo Passos, responsável pelo caso, o indivíduo que se diz policial ferroviário federal e porta arma de fogo está cometendo crime punível com reclusão. “Ainda não foi concretizada a criação da Polícia Ferroviária Federal. Se verificou junto ao Ministério da Justiça que não havia ainda a criação do órgão. A operação teve início devido a notícias de abuso desses servidores no sistema de metrô, que culminou na instauração de três inquéritos. Nesses inquéritos, foi verificado que se passavam por policiais ferroviários federais”, explica Passos.

A portaria 3.252, publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de dezembro de 2012, segundo a Polícia Federal, institui um grupo de trabalho para elaborar o projeto de criação da Polícia Ferroviária Federal e a transferência dos profissionais da segurança pública da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), entre outras empresas metroviárias. “A criação desse grupo não autoriza eles [os policiais] a existirem. Há uma comissão constituída para emissão de um decreto. Eles não foram transferidos ainda, o cargo deles é de assistente de segurança metroferroviária. Eles não foram nomeados para ser policiais ferroviários ainda”, explica Torres.

Dos 23 detidos pela PF, 20 foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e usurpação de função pública, enquanto três assinaram um Termo Ciscunstanciado de Ocorrência (TCO) pela prática de usurpação de função pública. “Todo órgão de polícia precisa de normatização. Não existe um diretor da PFF, superintendete ou corregedor. O que existe é um sindicato de uma categoria que reclama esse direito. Não há um curso de preparo, não há uma direção”, aponta Torres. A estação abordada funcionaria como central de distribuição das armas e coletes.

Os delegados explicaram que a prisão aconteceu só agora porque havia dúvidas sobre a legalidade do órgão. “As investigações preliminares começaram a partir de uma comunicação da delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte [CE], em junho de 2011. Eles realizaram essa operação e prenderam três supostos policiais ferroviários. Foi aí que fomos investigar. A imagem que o sindicato dos supostos policiais ferroviários federais passa é que eles estão atuando legitimamente, mas é como se o sindicato estivesse criando uma polícia. Havia uma dúvida dessa existência da Polícia Ferroviária, devido ao uso do fardamento, viaturas. Eles queriam criar antes mesmo de uma lei que a previsse e a regulamentasse”, afirma Torres.

Foram apreendidos 13 coletes à prova de bala, 27 revólveres calibre 28, uma espingarda calibre 12, nove algemas, 28 cartuchos calibre 38, duas Kombis e duas picapes S10. A PF vai apurar o possível envolvimento e a responsabilidade penal da CBTU, uma vez que, entre as armas apreendidas, algumas eram registradas no nome da empresa. “Qualquer órgão jurídico pode ter armas se tiver segurança orgânica, com a devida autorização da Polícia Federal”, explica Passos.

Os agentes metroviários, afirmam ainda os delegados, podem voltar ao trabalho, desde que não usem as armas nem o fardamento. “Houve alguns contratempos iniciais na criação e na regulamentação da Polícia Ferroviária Federal, de modo que em 1998 que havia um diretor geral, embora não tivesse uma estrutura e cargos de policiais. Porém, ainda não existe oficialmente o órgão”, ressalta Torres.

Sindicato
Antes da coletiva, o representante da classe no grupo de trabalho interministerial, Antônio Decco, explicou que esse é um período de transição. “Estive em Brasília e ninguém sabia ainda o que estava acontecendo”. O presidente do Sindicato dos Policiais Ferroviários de Pernambuco (Sindfer-PE), Augusto Lima, também esteve na sede da PF durante a manhã, mas ao término da coletiva, ambos já tinham deixado o local e não foram encontrado para comentar o assunto.

O assessor de comunicação do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais, conta que o sindicato vai ter uma reunião com os supostos policiais ferroviários federais, o representante nacional dos policiais, além de um procurador da República, ao meio-dia desta quinta (28). A reunião acontece a portas fechadas na sede da CBTU, no bairro de Areias, no Recife. “Depois dessa reunião, vamos resolver se chamamos assembleia, o que faremos”, explica Diogo. A CBTU ainda não se manifestou sobre o assunto e informou apenas que cedeu o auditório para a reunião, que é interna.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER POR DEFENDER NOSSA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL,FIZ PARTE DA CORPORAÇÃO POR 12ANOS(RFFSA.MG).TODOS COLEGAS EM 1986,TINHAM QUE TER PASSADO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO,TER SEGUNDO GRAU COMPLETO,ALGUNS COLEGAS DEIXARAM À POLÍCIA MILÍTAR DE MG,FOMOS SUBMETIDOS AO CONCURSO.TIVEMOS TREINAMENTO POR UM MÊS,COM AULAS DE NOÇÕES DE DIREITO,PRIMEIROS SOCORROS,TIROS E OUTROS.FOMOS SUBMETIDOS À AULAS TEÓRICAS,PRÁTICAS,SENDO ALTAMENTE QUALIFICADOS. POR MUITOS ANOS EXERCEMOS NOSSA PROFISSÃO COM QUALIDADE,ALGUNS COLEGAS PERDERAM SUA VIDA,DEFENDEMOS PATRIMÔNIO DA UNIÃO(FAZENDA EM MACAÉ.RJ),FIZEMOS SEGURANÇA DE PRESIDENTE.SEMPRE TRABALHAMOS ARMADOS,TRABALHAVAMOS EM CONJUNTO COM PF LOCAL,NUNCA TIVEMOS PROBLEMAS DESTA NATUREZA,SE ALGUM COLEGA COMETEU CRIME,CREIO QUE DERIA PAGAR NÃO À NOSSA CLASSE.CREIO QUE À MAIORIA ESTÁ PASSANDO POR GRANDE DIFECULDADE FINANCEIRA, TEMOS FILHOS E OBRIGAÇÕES .SOUBEMOS QUE NOSSA PORTARIA INTERMINISTERIAL SERÁ PRORROGADA,POR ESTE 90DIAS NÃO TEVE EVOLUÇÃO,PARECE DESINTERESSE CONOSCO.O DESESPERO É GERAL,PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA, COM MUITO RESPEITO E ADMIRAÇÃO.PARECE QUE ESTE COORDENADOR MARCELO VEIGA, NÃO ESTÁ PROGREDINDO EM NOSSO TRABALHO,PRECISAMOS DE INTEGRAS QUE QUEIRA NOS AJUDAR, JÁ SOFREMOS FUITO, POR FAVOR CONTAMOS COM TUA AJUDA NOVAMENTE.MUITO OBRIGADO, QUE DEUS ILUMINE TUA FAMÍLIA,SÓ QUEREMOS NOSSOS DIREITOS E TRABALHAR.AMAMOS NOSSA PROFISSÃO,OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER POR DEFENDER NOSSA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL,FIZ PARTE DA CORPORAÇÃO POR 12ANOS(RFFSA.MG).TODOS COLEGAS EM 1986,TINHAM QUE TER PASSADO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO,TER SEGUNDO GRAU COMPLETO,ALGUNS COLEGAS DEIXARAM À POLÍCIA MILÍTAR DE MG,FOMOS SUBMETIDOS AO CONCURSO.TIVEMOS TREINAMENTO POR UM MÊS,COM AULAS DE NOÇÕES DE DIREITO,PRIMEIROS SOCORROS,TIROS E OUTROS.FOMOS SUBMETIDOS À AULAS TEÓRICAS,PRÁTICAS,SENDO ALTAMENTE QUALIFICADOS. POR MUITOS ANOS EXERCEMOS NOSSA PROFISSÃO COM QUALIDADE,ALGUNS COLEGAS PERDERAM SUA VIDA,DEFENDEMOS PATRIMÔNIO DA UNIÃO(FAZENDA EM MACAÉ.RJ),FIZEMOS SEGURANÇA DE PRESIDENTE.SEMPRE TRABALHAMOS ARMADOS,TRABALHAVAMOS EM CONJUNTO COM PF LOCAL,NUNCA TIVEMOS PROBLEMAS DESTA NATUREZA,SE ALGUM COLEGA COMETEU CRIME,CREIO QUE DERIA PAGAR NÃO À NOSSA CLASSE.CREIO QUE À MAIORIA ESTÁ PASSANDO POR GRANDE DIFICULDADE FINANCEIRA, TEMOS FILHOS E OBRIGAÇÕES .SOUBEMOS QUE NOSSA PORTARIA INTERMINISTERIAL SERÁ PRORROGADA,POR 90DIAS NÃO TEVE EVOLUÇÃO,PARECE DESINTERESSE CONOSCO.O DESESPERO É GERAL,PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA, COM MUITO RESPEITO E ADMIRAÇÃO.PARECE QUE ESTE COORDENADOR MARCELO VEIGA, NÃO ESTÁ PROGREDINDO EM NOSSO TRABALHO,PRECISAMOS DE INTEGRAS QUE QUEIRA NOS AJUDAR, JÁ SOFREMOS MUITO, POR FAVOR CONTAMOS COM TUA AJUDA NOVAMENTE.MUITO OBRIGADO, QUE DEUS ILUMINE TUA FAMÍLIA,SÓ QUEREMOS NOSSOS DIREITOS E TRABALHAR.AMAMOS NOSSA PROFISSÃO,OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.