Começa vacinação contra a febre amarela no extremo sul da capital paulista

Cerca de 3,5 milhões de doses de vacina contra a febre amarela foram enviadas ao Brasil pelo Grupo de Coordenação Internacional para Fornecimento de VacinasDois meses após o início da campanha de vacinação contra a febre amarela do tipo silvestre em bairros vizinhos à mata da Serra da Cantareira, ao norte da Grande São Paulo, o mesmo esquema de imunização chega aos moradores do extremo sul da capital.

A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar cerca de 500 mil pessoas em 38 postos da região de Engenheiro Marsilac, Jardim Ângela, Parelheiros e parte do Capão Redondo. A prevenção foi adotada em razão de terem sido encontrados dez macacos com febre amarela no município de Itapecerica da Serra, a apenas 4,5 quilômetros (km) dessa região. Para os que vivem em áreas rurais de Parelheiros e Marsilac, a vacinação chegará à casa dos moradores.

Apesar dessa ampliação no universo de pessoas atendidas na capital, a secretaria observa que até agora nenhum caso humano de febre amarela silvestre ou urbana adquirida foi confirmado na capital paulista.

Zona Norte

Até essa quarta-feira (20), tinham sido vacinados 1.102.106 pessoas na zona norte da cidade. O movimento nos postos, no entanto, caiu para a metade em relação ao começo da imunização. Nessa região, a campanha teve início no último dia 21 de outubro. As doses do medicamento podem ser encontradas em 90 unidades básicas de Saúde.

A secretaria alerta que também devem tomar a vacina as pessoas que vão viajar para áreas de risco de transmissão de febre amarela no Brasil ou no exterior. Nesse caso, é necessário receber a dose com dez dias de antecedência para o real efeito da imunização. O horário de funcionamento da maioria dos postos é das 7h às 16h.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a atenção está mais voltada para os corredores ecológicos, como os da zona norte e das regiões de Alto Tietê, Osasco e Jundiaí. Nessa última, a cobertura vacinal já é superior a 90%.

A imunização não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de lúpus, por exemplo).

Segundo o último balanço divulgado pela secretaria, neste ano ocorreram no estado 23 casos autóctones de febre amarela silvestre, com dez mortes por infecções registradas nos municípios de Américo Brasiliense, Amparo, Batatais, Monte Alegre do Sul, Santa Lucia, São João da Boa Vista e Itatiba. Também ocorreram casos sem óbitos nas cidades de Águas da Prata, Campinas, Santa Cruz do Rio Pardo, Tuiti e Mococa/Cassia dos Coqueiros.

A secretaria esclarece que desde 1942 não há registro de febre amarela urbana e que os casos de epizootias (morte ou doença de primatas não humanos, como macacos, bugios e outros) atingiram 2.183 entre julho de 2016 e novembro de 2017. Desse total, foram confirmados 518 animais, por meio de análise laboratorial, pelo Instituto Adolfo Lutz, a maioria ( 72%) na região de Campinas.

Fonte: AB

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.