Papai Noel no ano inteiro: pernambucanos dedicam-se a ações solidárias e espalham o bem para além de dezembro
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Não é difícil associar o mês de dezembro a trocas de presentes, principalmente por causa da figura do Papai Noel, que distribui alegria por onde passa. Em outros meses do ano, no entanto, os Noeis – mamães ou papais – não usam trajes vermelhos ou longas barbas brancas, mas recompensam as pessoas com muito mais do que bens materiais.
O homem das doações
Para explicar as mais de 170 doações de sangue feitas ao longo de 61 anos, o pernambucano Ricardo Silva não demonstra presunção ou vaidade, mas deixa clara a razão das frequentes visitas a hemocentros. “É um ato de amor, né?”, diz, simplificando, em poucas palavras, a grandiosidade dos gestos.
As doações começaram nos anos 1970, quando um colega de trabalho passou por um procedimento cirúrgico e precisou de reposições sanguíneas durante o procedimento. A assiduidade, por sua vez, foi assumida no ano seguinte à inauguração da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). “Lembro que o Hemope inaugurou em novembro de 1977. Eu fui pela primeira vez lá em fevereiro do ano seguinte”, conta.
Mais tarde, depois de 11 doações, Ricardo assumiu de vez o compromisso de presentear o próximo com uma parte de si. “Um filho meu precisou passar por cirurgia, se internou no hospital e conseguimos as bolsas de sangue sem nenhuma dificuldade. Em 2011, eu passei por uma cirurgia de coluna, também precisei e não foi difícil conseguir”, afirma o doador, demonstrando que a solidariedade é uma via de mão dupla.
“Não custa nada doar. Independentemente de quem vai receber, eu tenho prazer em fazer isso. Só estou triste porque, por causa da idade, vou ter que reduzir as doações para duas ou três vezes no ano, no máximo, mas vou continuar firme. Até os 70 eu vou, se Deus permitir”, explica o doador, que encontra, a cada três meses, uma oportunidade de presentear quem precisa.
Fonte: G1
Nenhum comentário