A cada minuto, um brasileiro é multado por uso de celular ao volante
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Departamento de Trânsito do DF (Detran) autuou 34.413 motoristas por uso de celular enquanto dirigiam, no primeiro semestre de 2018. O número representa, em média, um flagrante a cada 8 minutos.
Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, os dados deste ano indicam uma alta de quase 5%.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. A infração é considerada gravíssima.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil.
Sem atenção
O celular prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita. Ao dirigir sem olhar para o trânsito, motoristas podem desrespeitar a faixa de rolagem, frear bruscamente, cair em buracos e causar acidentes inesperados.
Em 2017, o repórter da TV Globo Kenzo Machida e o motorista do G1 Aldair Fernando Vidal fizeram um teste de atenção no trânsito com o celular na mão – a atividade foi supervisionada pelo Detran em uma pista controlada.
Mesmo em baixa velocidade, a cerca de 40 km/h, ambos derrubaram três cones.
Para o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, o uso de celular na direção é tão preocupante quanto a ingestão de bebida alcoólica. “Também é importante conscientizar os passageiros sobre os riscos que todos correm quando o motorista se distrai ao volante”, disse.
Em dezembro de 2017, o Detran passou a usar drones na fiscalização para cercar motoristas que usam o celular enquanto dirigem. A ferramenta também pode flagrar desrespeito à faixa de pedestre, estacionamento irregular e tráfego em locais proibidos.