Apadrinhamento de estrangeiros permite vivência de intercâmbio sem viajar

Clipping

Que fazer intercâmbio é um passo importante na vida de um estudante isto é. Mas, quando se fala essa palavra, logo vem à cabeça a ideia de estudar no exterior. Esqueça. Foi-se o tempo que era assim. Com a chegada de alunos estrangeiros nas universidades, tornou-se possível vivenciar outros hábitos e culturas sem ter que deixar o próprio País. Em Pernambuco, embora outras instituições públicas de ensino tenham convênio com faculdades do exterior para receber esses estudantes, a única que se diferencia das demais por ter um programa específico de apadrinhamento de alunos estrangeiros é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com a secretária-executiva da Diretoria de Relações Internacionais da instituição (DRI/UFPE), Ina Alcântara, a iniciativa visa estimular estudantes veteranos a “adotarem” um aluno intercambista a fim de ajudá-lo nos primeiros momentos da faculdade.

Segundo ela, esse suporte é importante para o novo estudante se habituar à realidade enquanto que, por outro lado, o padrinho ganha a chance de enriquecimento cultural e aprimoramento de outras línguas. “É uma experiência válida e que vai se aprimorando a partir do momento que o aluno recepciona o intercambista e o acompanha no dia a dia. Essa é a grande vantagem ao proporcionar essa troca de conhecimentos por meio do programa”, explica.

O estudante de engenharia cartográfica Carlos Fabrício Assunção, 25 anos, foi um dos primeiros a demonstrar interesse desde quando o programa de apadrinhamento foi lançado, cinco anos atrás. E até hoje, a empolgação é a mesma sempre quando os editais de convocação são lançados pela UFPE. Desde agosto ele acompanha o catalão Andoni Iriondo Otxotorena, 21 anos, que ingressou na UFPE para cursar ciências políticas.

No fim deste mês, ele retorna ao País Basco, e deixa mais uma experiência na bagagem de Assunção, que já foi responsável por cerca de dez afilhados. “Participar do programa me permite conhecer várias culturas diferentes da minha sem sair da universidade. Abre a minha mente sobre coisas que não conhecia e, como tenho que me comunicar no dia a dia, acabo aprendendo a falar a língua. É como fazer intercâmbio sem sair do País”, conta.

E nem é preciso muito para se tornar um padrinho. Para se tornar um voluntário, basta preencher o “Formulário de Apadrinhamento” (disponível no site da UFPE), ser comunicativo, proativo e ter disponibilidade para auxiliar o aluno estrangeiro sempre que necessário – para isso, cada estudante assina um termo de responsabilidade junto à UFPE afirmando estar ciente de suas obrigações. “Recomendamos só atenção especial ao cronograma e às responsabilidades de padrinho (e madrinha) que se encontram no edital”, reforça Ina Alcântara. O apoio acadêmico vai desde a recepção no aeroporto, auxílio na pré-matrícula até enturmá-lo com os demais estudantes do curso.

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2018/02/21/NWS,59641,70,449,NOTICIAS,2190-APADRINHAMENTO-ESTRANGEIROS-PERMITE-VIVENCIA-INTERCAMBIO-SEM-VIAJAR.aspx

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.