Área de cultivo teve queda de 17,73% em Pernambuco

Clipping

Apesar do crescimento de 5% no Brasil em áreas de hectares de plantio e pastagem agropecuárias (hoje são 350.253.329 hectares), Pernambuco apresentou uma redução dessas áreas em 17,73% (hoje são 4.470.433 hectares). Os dados do Censo Agro 2017 foram apresentados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comparado aos de 2006. A pesquisa apontou também que em relação ao número de estabelecimentos que atuam com atividades agropecuárias, o Estado acompanhou o País. Pernambuco apresentou redução de 7,58% (hoje são 281.675 estabelecimentos) e o Brasil teve queda de 2% (hoje são 5.072.152). O levantamento se mostra como um importante estudo para o setor voltar os olhares para uma análise do êxodo rural e da seca que castigou a região.

No Nordeste, os estabelecimentos perderam 9,9 milhões de hectares. Apenas a região teve queda tanto no número de estabelecimentos (menos 131.565) quanto na área (menos 9.901.808 hectares). De acordo com o gerente técnico do Censo Agro do IBGE, Antônio Carlos Florido, é necessário analisar os dados de uma forma mais profunda. “Grande parte dos estados do Nordeste tiveram redução. Isso se apresenta pelos cinco anos de seca intensa, ou seja, falta de chuva mesmo, e também porque os produtores envelheceram sem a sucessão de jovens no setor”, explicou Florido, ao complementar que alguns municípios também aumentam o perímetro urbano, e consequentemente, há uma diminuição na área de plantio.

E essa atenção necessária para o setor se justifica porque 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos pela agricultura familiar, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em Pernambuco, são 275 mil estabelecimentos que se enquadram no segmento da família. Por isso, para manter os jovens no campo, dando continuidade ao trabalho dos pais, é importante através da facilitação de meios, como o acesso ao às linhas de crédito voltadas para o público.

Em geral, o levantamento também apontou que o número de pessoal atuando na agropecuária brasileira teve redução. Em 2017, foram calculados 15 milhões de pessoas ocupadas, enquanto em 2006 eram 16,5 milhões, representando uma diminuição de 1.530.566 de pessoas ao total. “Esse resultado se reflete pelo aumento da mecanização e, consequentemente, dispensa de mão-de-obra”, explicou Florido.

Mulheres

número de mulheres responsáveis pelos estabelecimentos teve aumento, enquanto o de homens teve uma diminuição. Entre 2006 e 2017, o total de estabelecimentos nos quais o produtor é do sexo feminino elevou-se de 12,7% para 18,6% (945.490 pessoas), enquanto os homens passaram de 87,3% para 81,4% (4.100.900) do total. “Isso pode ser explicado porque o homem costuma envelhecer mais cedo ou, em alguns casos, sair da casa no campo”, comentou Florido.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.