Artigo do leitor: Os critérios do ‘Mais Médicos’ e a demanda de profissionais no país
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Indignado com os critérios do Programa ‘Mais Médicos’ do governo federal, o leitor Paulo Lins lamenta o fato de profissionais estrangeiros estarem sendo contratados, mesmo com a grande demanda de brasileiros cadastrados no programa.
Confiram:
Venho aqui fazer um apelo. Sou mais um médico brasileiro formado no exterior e cadastrado no Programa Mais Médicos do Brasil. Tenho ciência das burocracias existentes no nosso governo e sei que para qualquer contratação existe um processo. Mas estou indignado e não falo apenas por mim, falo por todos os meus companheiros Brasileiros.
Enquanto estamos esperando a abertura de um novo edital para o ingresso no PMM, observamos de mãos atadas o ingresso de médicos estrangeiros no PMM, mesmo com a grande demanda de brasileiros cadastrados no programa, à espera dessas vagas. Não somos contra a contratação de médicos estrangeiros para o programa, mas é injusta essa contratação com tantos brasileiros à espera.
Nós queremos a oportunidade de exercer a nossa profissão aqui no Brasil, a população precisa saber que a falta de médicos em muitos estados do Brasil (que é uma realidade) é por culpa dos nossos governantes, que por algum motivo disponibilizam poucas vagas para o programa, sendo que existem mais de dois mil médicos brasileiros formados no exterior, cadastrados e esperando uma vaga para trabalhar. Queremos uma explicação, queremos a oportunidade, queremos os nossos direitos.
Concluindo, é provável que o INEP não disponibilize uma prova do Revalida esse ano, pois o mesmo ainda não realizou a segunda fase do Revalida 2017. Então, nem a oportunidade de revalidar o diploma através de avaliação temos atualmente.