Ato chama atenção para questões ligadas ao HIV e a Aids

Clipping

A 13º edição do International Aids Candlelight Memorial foi realizada nesta sexta-feira (18), no Marco Zero, bairro do Recife. Um grande laço vermelho, cruzes pretas e várias caixas vazias dos medicamentos dolutegravir biogravir, foram os elementos usados para pedir respeito e atenção do poder público sobre as questões ligadas ao HIV e à Aids.

“Atuamos há 18 anos na região de Pernambuco e este ato é realizado em 150 países. Infelizmente, vivenciamos aqui algo que lutamos muito para não acontecer, a privatização do Sistema Único de Saúde, a falta de acolhimento das pessoas que estão pegando o HIV e Aids, a falta de antirretroviral, coquetel que nos mantém vivos. Não conseguimos entender como isso ainda acontece”, afirmou emocionado, Vladimir Reis, coordenador do Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) um dos responsáveis pela organização do protesto em conjunto com o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI).

Apesar de vivermos em uma era em que há informações sobre tudo e em todo lugar, os números de infectados pelo vírus HIVainda assustam e a falta de debates só agrava esse cenário, quando a prevenção seria o caminho mais eficiente. Em Pernambuco, a mortalidade por Aids é de 6,2 por cada 100 mil habitantes, quando a média nacional é de 5,7.

Desde 2014, as mortes têm ficado acima de 600 no Estado. Foram 621 em 2014, 627 em 2015 e 625 em 2016. “No tempo em que vivemos às vezes não basta à informação está disponível. Nesse tempo da hiperconexão nós precisamos de mais. Precisamos dialogar numa linguagem que esses jovens e essas jovens possam compreender e se engajar. O poder público precisa ser mais ousado ao trabalhar com esse tema”, comentou o vereador Ivan Morais (PSOL), presente no ato.

Para disseminar os métodos preventivos é preciso dialogar, “bater na mesma tecla”, mas falar sobre o vírus HIV e sobre a Aids ainda é um tabu. Se assumir soropositivo ainda é uma atitude temerosa devido ao resistente preconceito a respeito da doença. “As pessoas que circulam na área em que fica o GTP sempre olham com preconceito quem vem nos procurar. São pessoas que se tornam invisíveis e marginalizadas porque as outras pessoas não procuram entender sobre o vírus”, afirmou a estudante de Ciências Sociais da UFPE, Alana Carvalho.

A Secretaria Estadual de Saúde, procurada pela reportagem, afirmou que vem “trabalhando na descentralização do atendimento aos usuários que vivem com o HIV/Aids no Estado, assim como na conscientização de profissionais de saúde de serviços estaduais e municipais em relação ao acolhimento dos pacientes”. Sobre a medicação que está faltando, a SES garantiu que o medicamento biovir (lamivudina + zidovudina), deverá chegar aos postos de saúde até o dia 20 de maio.

Candlelight no mundo
O International AIDS Candlelight Memorial, coordenado pela Rede Global de Pessoas Vivendo com o HIV, é uma das campanhas de mobilização de base mais antigas e maiores do mundo para a conscientização do HIV no mundo. Iniciado em 1983, o International AIDS Candlelight Memorial tem lugar a cada terceiro domingo de maio e é liderado por uma coalizão de cerca de 1.200 organizações comunitárias em 115 países.

O ato serve para homenagear aqueles que já faleceram, vítimas da Aids, bem como chamar a atenção da população e dos governos para que apoiem as pessoas que vivem e convivem com o vírus HIV e doentes de Aids em Pernambuco e no Brasil, inclusive na garantia de seus direitos, conquistados na Prevenção, acolhimento e na Assistência.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.