Audiência pública expõe impasse em obra do presídio de Itaquitinga, PE

Audiência pública ficou cheia na Alepe (Foto: Débora Soares /  G1)Uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife, na manhã desta segunda-feira (24) abordou os problemas na construção do presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do estado. Muitos dos fornecedores envolvidos na obra e vereadores da cidade compareceram para expor a situação. Sem a presença de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que está responsável pelo caso, a audiência terminou sem respostas para os envolvidos no impasse.

A construção do presídio foi iniciada em junho de 2010, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) administrativa, mas, em 2012, a empresa concessionária e líder do consórcio, Advance Construções e Participações LTDA, faliu e precisou ser substituída. Por conta disso, os fornecedores da obra estão há quase dois anos sem receber pelos serviços prestados durante a construção, que ainda não foi finalizada.“Vai completar dois anos que não recebemos o que fornecemos. Hoje, a obra está com energia cortada. Vigilantes que estão protegendo o patrimônio se encontram em situação precária. O estado ainda não nos respondeu sobre isso. São quase R$ 50 milhões que não recebemos. Apesar de dizerem que falta apenas 10% para finalização do projeto, falta ainda 40%. Queremos receber o que nos devem. Muitos fornecedores estão quebrados, sem dinheiro”, afirmou um representante dos fornecedores, Antônio Carlos.

“Tivemos uma série de vantagens para aceitarmos [os contratos], falando que ia ser algo bom para a cidade. Na verdade, o que o governo nos deu foi um presente de grego. Prometeram colocar câmeras na cidade, aumentar segurança, melhorar as estradas, mas nada disso aconteceu”, informou o vereador de Itaquitinga, Goerge Gonçalves (PT).

Representante do deputado federal Fernando Ferro (PT) – que vem denunciando a situação da obra – Maurício Laxe reclamava da falta de objetividade da mesa, presidida pelo deputado Betinho Gomes (PSDB). Segundo os participantes da audiência pública, eles tentaram desviar o foco, falando dos problemas gerais do sistema penitenciário. O secretário-executivo de Ressocialização, Coronel Romero Ribeiro, afirmou que o governo está reunindo setores da área jurídica para resolver a situação.

Quando o fornecedor Antônio Carlos discutiu com Ribeiro por causa da falta de soluções apontadas para Itaquitinga, o secretário se exaltou e deixou a audiência antes do final.  Ao G1, o coronel Ribeiro disse que se retirou do local porque tinha outros compromissos.

Em nota, a PGE informou que está tentando viabilizar a continuidade do contrato para dar prosseguimento às obras. Em relação aos fornecedores, a assessoria de comunicação da Procuradoria disse que a questão não diz respeito ao estado de Pernambuco, já que o Advance Construções foi contratada de forma privada pela SPE Socializa, empresa contratada pelo governo.

A PGE informou que não foi convidada oficialmente para participar da audiência. Entretanto, o procurador-geral do estado, Thiago Norões, ficou sabendo do encontro. Ele tentou sugerir outro dia, já que hoje não teria tempo na agenda, mas não conseguiu a remarcação.

Presídio
As obras de Itaquitinga deveriam ter começado em outubro de 2009, com prazo de três anos para a conclusão. No entanto, os trabalhos só iniciaram em junho de 2010. O final da obra estava previsto para outubro de 2012, foi adiado para 2013. A unidade fica no meio do canavial, na Zona Rural de Itaquitinga.

Além dos pavilhões – que vão receber mais de 3 mil presos – o local também contará com alojamentos para a Polícia Militar e agentes penitenciários. Todas as obras seguem um esquema de segurança rigoroso, inspirado em presídios americanos e europeus. De acordo com o governo do estado, a obra custa R$ 350 milhões, onde 30% são do governo e 70% são da empresa privada que venceu a licitação.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.