Bolsonaro desembarca em Brasília para novas reuniões no gabinete de transição

Clipping

O presidente eleito Jair Bolsonaro desembarcou na manhã desta terça-feira (27) em Brasília, onde terá novas reuniões para definir a estrutura e a equipe ministerial do futuro governo. Bolsonaro decolou da base área do Galeão, no Rio de Janeiro, no início da manhã e desembarcou em Brasília por volta das 8h30, segundo a assessoria de imprensa.

Ele tem previsão de retornar na quarta (28) ao Rio. No dia seguinte, Bolsonaro receberá o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton. Desde que foi eleito, Bolsonaro tem ficado de dois a três dias por semana em Brasília. Dividida em grupos temáticos, a equipe de transição escolhida pelo presidente eleito trabalha em um espaço reservado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Segundo a assessoria da equipe de transição, Bolsonaro receberá autoridades ao longo desta terça em seu gabinete no CCBB.

Novos ministros

Nas últimas semanas, Bolsonaro aproveitou os dias de trabalho em Brasília para anunciar novos ministros.

Até esta terça-feira, o presidente eleito já havia anunciado 15 ministros, mas ainda não definiu quem comandará pastas como Meio-Ambiente e Infraestrutura.

Segundo a colunista do G1 Andréia Sadi, Bolsonaro avalia indicar o general do Exército Joaquim Brandão para o Ministério da Infraestrutura.

Saiba abaixo todos os ministros já anunciados:

  • Onyx Lorenzoni (Casa Civil)
  • Paulo Guedes (Economia)
  • general Augusto Heleno (Segurança Institucional)
  • Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia)
  • Sérgio Moro (Justiça)
  • Tereza Cristina (Agricultura)
  • general Fernando Azevedo e Silva (Defesa)
  • Ernesto Araújo (Relações Exteriores)
  • Roberto Campos Neto (Banco Central)
  • Wagner Rosário (Transparência e CGU)
  • Luiz Henrique Mandetta (Saúde)
  • André Luiz de Almeida Mendonça (AGU)
  • Gustavo Bebianno (Secretaria Geral da Presidência)
  • Ricardo Vélez Rodríguez (Educação)
  • general Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo).

Agenda

Desde o início do mês, Bolsonaro passa de dois a três dias por semana em Brasília, onde funciona o gabinete de transição. A equipe de Bolsonaro trabalha em uma ala do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em Brasília, o presidente eleito já se reuniu com o presidente Michel Temer, presidentes de tribunais superiores, comandantes das Forças Armadas, embaixadores e parlamentares. A agenda divulgada pela assessoria do governo de transição prevê os seguintes compromissos para esta terça-feira.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.