Câmara vê “dificuldades” no trato com governo Temer

Clipping

Ao participar, ontem, do lançamento do novo navio produzido pelo Estaleiro Vard Promar, batizado de Skandi Recife, o governador Paulo Câmara voltou a dar ênfase à necessidade de proteção da indústria naval de Pernambuco. O tema tem sido mais um mote a colocar o Governo de Pernambuco e a gestão Michel Temer em polos antagônicos. Em razão da mudança na legislação que tira a exigência de conteúdo local, facilitando que navios sejam comprados no exterior a custo mais barato, o governador avisou que vai “lutar junto com todos que fazem o Estaleiro Vard Promar e os outros estaleiros instalados em Pernambuco, pela consolidação polo naval“. Há 10 dias, o vice-governador, Raul Henry, chegou a tachar de “insensatez você levar à falência duas empresas dessa magnitude”. Referia-se aos estaleiros Atlântico Sul e ao Vard Promar. As queixas de Henry foram endossadas por Paulo Câmara. À coluna, o socialista já havia observado: “Essas reclamações do nosso vice-governador são sempre válidas, porque, realmente, se podia avançar mais em muita coisa nesse País e ajudando Pernambuco”.

E desabafara: “Eu acho que a gente tem muita dificuldade, realmente, de que as coisas, no Governo Federal, andem”. Então, emendou: “Nós temos projetos, temos ações, temos ideias, mas o Brasil, infelizmente, está parado e, aqui em Pernambuco, as coisas que dependem do Governo Federal realmente não andam. Tudo é uma dificuldade”. Por mais de uma vez, Temer cancelou visitas a Pernambuco para assinar o decreto que prevê a devolução da autonomia do Porto de Suape. Ontem, no Vard Promar, Paulo falou diante de uma plateia de quase mil trabalhadores. E o discurso girou em torno desse esforço em prol do conteúdo local, tirado pelo governo Temer, o qual socialistas vêm vinculado ao palanque da oposição no Estado.

Outra pedra no sapato
No próximo dia 3 de maio, um seminário, no Museu Cais do Sertão, vai levar à pauta a privatização do Aeroporto do Recife. A iniciativa é da Comissão de Turismo da Câmara Federal, da qual o deputado federal Felipe Carreras é vice-presidente. O parlamentar, que se desincompatibilizou recentemente da Secretaria de Turismo do Estado, tem criticado o modelo de privatização imposto a Pernambuco.

Prejuízo > Felipe condena a concessão do aeroporto feita em bloco junto com mais cinco terminais que são deficitários. E adverte que, detentor de uma condição saudável, o Aeroporto Internacional dos Guararapes deve acabar drenando recursos para terminais que não geram lucro.

Digital > A iniciativa de conceder 13 aeroportos através de três blocos é do Governo Federal, numa lógica de que os terminais superavitários compensem o resultado dos deficitários.

Fica 1 > Prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira comemorava, ontem, nova vitória no âmbito judicial na véspera de completar o centésimo dia de seu retorno ao cargo. “Nós sempre confiamos na Justiça. E vamos continuar confiando que a vontade do povo de São Lourenço, legitimada nas urnas, será mantida”.

Fica 2 > Por unanimidade, realça o gestor, o TJPE decidiu, na última quinta, que ele não pode ser afastado do cargo até que sejam concluídos os processos que levaram à sua saída, em setembro do ano passado.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.