Câmara vê “dificuldades” no trato com governo Temer
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Ao participar, ontem, do lançamento do novo navio produzido pelo Estaleiro Vard Promar, batizado de Skandi Recife, o governador Paulo Câmara voltou a dar ênfase à necessidade de proteção da indústria naval de Pernambuco. O tema tem sido mais um mote a colocar o Governo de Pernambuco e a gestão Michel Temer em polos antagônicos. Em razão da mudança na legislação que tira a exigência de conteúdo local, facilitando que navios sejam comprados no exterior a custo mais barato, o governador avisou que vai “lutar junto com todos que fazem o Estaleiro Vard Promar e os outros estaleiros instalados em Pernambuco, pela consolidação polo naval“. Há 10 dias, o vice-governador, Raul Henry, chegou a tachar de “insensatez você levar à falência duas empresas dessa magnitude”. Referia-se aos estaleiros Atlântico Sul e ao Vard Promar. As queixas de Henry foram endossadas por Paulo Câmara. À coluna, o socialista já havia observado: “Essas reclamações do nosso vice-governador são sempre válidas, porque, realmente, se podia avançar mais em muita coisa nesse País e ajudando Pernambuco”.
E desabafara: “Eu acho que a gente tem muita dificuldade, realmente, de que as coisas, no Governo Federal, andem”. Então, emendou: “Nós temos projetos, temos ações, temos ideias, mas o Brasil, infelizmente, está parado e, aqui em Pernambuco, as coisas que dependem do Governo Federal realmente não andam. Tudo é uma dificuldade”. Por mais de uma vez, Temer cancelou visitas a Pernambuco para assinar o decreto que prevê a devolução da autonomia do Porto de Suape. Ontem, no Vard Promar, Paulo falou diante de uma plateia de quase mil trabalhadores. E o discurso girou em torno desse esforço em prol do conteúdo local, tirado pelo governo Temer, o qual socialistas vêm vinculado ao palanque da oposição no Estado.
Outra pedra no sapato
No próximo dia 3 de maio, um seminário, no Museu Cais do Sertão, vai levar à pauta a privatização do Aeroporto do Recife. A iniciativa é da Comissão de Turismo da Câmara Federal, da qual o deputado federal Felipe Carreras é vice-presidente. O parlamentar, que se desincompatibilizou recentemente da Secretaria de Turismo do Estado, tem criticado o modelo de privatização imposto a Pernambuco.
Prejuízo > Felipe condena a concessão do aeroporto feita em bloco junto com mais cinco terminais que são deficitários. E adverte que, detentor de uma condição saudável, o Aeroporto Internacional dos Guararapes deve acabar drenando recursos para terminais que não geram lucro.
Digital > A iniciativa de conceder 13 aeroportos através de três blocos é do Governo Federal, numa lógica de que os terminais superavitários compensem o resultado dos deficitários.
Fica 1 > Prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira comemorava, ontem, nova vitória no âmbito judicial na véspera de completar o centésimo dia de seu retorno ao cargo. “Nós sempre confiamos na Justiça. E vamos continuar confiando que a vontade do povo de São Lourenço, legitimada nas urnas, será mantida”.
Fica 2 > Por unanimidade, realça o gestor, o TJPE decidiu, na última quinta, que ele não pode ser afastado do cargo até que sejam concluídos os processos que levaram à sua saída, em setembro do ano passado.