Centro de Zoonoses: Abelhas causam preocupação, e equipe para o serviço não existe em Petrolina

Clipping

Apesar de parecerem inofensivas, as abelhas podem representar mais perigo do que se imagina. Pessoas hipersensíveis podem inclusive morrer de uma única ferroada. Em casos de múltiplas picadas, podem ocorrer manifestações sistêmicas, devido à grande quantidade de veneno. Em Petrolina, o caso é grave. A cidade não possui uma equipe para esse tipo de ocorrência. Todos pensam que o Corpo de Bombeiros é o responsável pelo serviço, mas não é!  O Centro de Controle de Zoonoses, é quem se responsabiliza.

No entanto, não existe ainda a tal equipe, e nenhuma pessoa pode matar os insetos, elas são protegidas por Lei.O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) não permite que esses insetos sejam eliminados, sendo protegidos pela Lei nº 5197, de 03/01/67. Tentamos falar com o Sr. Marcelo Gama, que é o responsável pelo Órgão, mas não obtivemos sucesso, até por que o número do Centro de Zoonoses não está atendendo. É grave.

Com o início do período de florada das árvores aumenta também a população de abelhas na cidade de Petrolina. Atraídas pelas flores, as abelhas se multiplicam e os enxames também. Só no mês de outubro, a prefeitura recebeu inúmeros pedidos para retirada de colmeias nos bairros do município. as abelhas também representam perigo, quando atacam e picam humanos e animais. Se aparecer um enxame em sua casa, procure não se aproximar e não deixe cães, gatos, cavalos ou qualquer outro animal por perto. Ataques de abelhas podem matar.

Quem dá as dicas é José David do Nascimento, 50 anos, que é apicultor e também trabalha resgatando colmeias nas chácaras e condomínios. “As pessoas me ligam e eu vou, com a roupa especial e luvas, retirar a colmeia. Isso evita que se toque fogo para afugentá-las”, diz.

Segundo José David, quando uma abelha pica, deixa seu ferrão no local e morre. Com a picada também deixa um cheiro que atrai outras abelhas, daí serem tão comuns ataques de muitas abelhas. Ele aconselha: ao ser perseguida por um enxame, a pessoa deve correr em zigue-zague para tentar despistar as abelhas, ou se jogar no chão para que elas passem por cima. Em caso de picada, se a pessoa for alérgica, procurar imediatamente um serviço médico. E em qualquer caso, depois de uma picada, sair do local, pois o cheiro certamente atrairá outras abelhas.

Ele explica que a grande incidência de abelhas atualmente – já recebeu vários chamados nos últimos meses – se deve ao inverno prolongado do ano passado. “No ano anterior, que tinha sido muito seco, tivemos floradas muito fracas e pouquíssimo mel”, lembra. José David trabalha há dez anos com abelhas

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.