Chance de acertar na Mega-Sena é igual em qualquer sequência: 1 de 60 milhões
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Ganhar em qualquer loteria é improvável, mas o sorteio do concurso 2.052 da Mega-Sena, no último sábado (23), é ainda mais inusitado. Pela primeira vez os números saíram todos na mesma dezena: 50-51-56-57-58 e 59. Ainda assim quatro apostadores acertaram as seis dezenas e vão receber, cada, R$ 9.627.559,51. O resultado deixou muita gente curiosa: qual a chance disso acontecer?
A chance de acertar na Mega-Sena é de uma em 60 milhões. Isso quer dizer que sempre que você vai a uma lotérica e faz uma aposta a probabilidade de ficar rico é de 0,000006% entre as combinações possíveis. Essa chance sobe bastante, por exemplo, se a aposta for de sete dezenas. Nesse caso, é de uma em 7,1 milhões.
Assim se vai até o máximo de apostas permitidas pela Caixa Econômica Federal: 13, com uma chance em 29,1 mil de acertar as seis dezenas. Ainda é muitíssimo mais alta a chance de errar, mas pelo menos para os mais otimistas é melhor do que nada.
Mas, além da chance de ganhar, existe a possibilidade de saírem números com a mesma dezena. Nesse caso, são 1.260 sequências possíveis. É uma combinação tão improvável que só pode ocorrer a cada 40 mil sorteios. Mas desde o primeiro concurso da loteria, em 11 de março de 1996, foram 2.052 vezes em que as bolinhas foram sorteadas, o que mostra como o resultado é raro.
Isso quer dizer que esta sequência é mais difícil do que as outras? Na verdade, não. Qualquer sequência tem a mesma chance, já que cada bolinha não sabe da outra. Ou seja, a chance de sair por exemplo, 01-02-03-04-05 e 06 é a mesma dos números do último concurso. Por isso, não deixa de ser incrível que quatro apostadores tenham acertado.
É possível que cada um tivesse uma razão particular, como a própria idade ou de pessoas próximas, para as dezenas sorteadas. Ou, mais provável, escolheram uma sequência para ganhar sozinhos ou quase sozinhos. E ganharam.