China abate 200 mil porcos devido a surtos de peste suína africana
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A China, o maior produtor de carne suína do mundo, abateu 200 mil porcos até o momento após surtos de peste suína africana, altamente contagiosa, disse autoridade de saúde animal chinesa nesta sexta-feira (19).
Ao mesmo tempo em que isso representa um pequena porção dos quase 700 milhões de porcos abatidos anualmente na China para a venda de carne suína, as restrições de transporte de animais para limitar a disseminação da doença apertaram os estoques em algumas regiões do país.
A China registrou 41 casos da doença, afetando 27 cidades pelo país, disse Wang Zongli, vice-diretor do Centro de Saúde Animal e Epidemiologia da China, em uma conferência em Zhengzhou.
Ele alertou que tanto a detecção quanto a prevenção da doença, que pode ser fatal para porcos, mas não afeta seres humanos, são muito difíceis.
Os comentários vieram depois que o Ministério da Agricultura disse que os preços da carne suína poderiam aumentar em meio à continuidade dos surtos de peste suína africana.
A China abateu animais nas fazendas atingidas pela doença e em fazendas dentro de um raio de três quilômetros dos locais afetados, disse Wang à Reuters.
No Brasil, foi encontrado no Ceará um foco da peste suína clássica, outra doença contagiosa menos agressiva que também afeta os porcos, mas não é transmitida para humanos.