Comércio volta a crescer em junho, diz Serasa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A atividade do comércio no país cresceu 3,4% em junho, sobre maio, depois de recuar 2,3% sobre abril, sob efeito, entre outros fatores, da greve dos caminhoneiros, informa a Serasa Experian. As variações têm ajuste sazonal.
Com o resultado, a atividade do setor aumentou 6,3% no primeiro semestre deste ano sobre o mesmo período do ano passado, melhor resultado desde 2013, quando subiu 8,1%. Em 2016 (-8,3%) e 2017 (-1,5%), os resultados foram negativos no mesmo período.
A atividade do setor é medida pela Serasa a partir do volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à sua base de dados.
De acordo com a Serasa, os segmentos ligados aos bens de consumo duráveis tiveram desempenho melhor no semestre do que os setores mais ligados à massa de rendimentos. Eles lideraram a expansão da atividade varejista no período.
Em junho, o segmento que mais cresceu foi o de combustíveis e lubrificantes, com alta de 9,9%, por causa da baixa base de comparação com maio, quando houve queda de 7,2% por causa do desabastecimento dos postos durante a paralisação em maio.
Na outra ponta, as vendas de veículos, motos e peças aumentou 2,4% em junho, ante maio, feito o ajuste sazonal. A atividade dos supermercados cresceu 0,5% e a das lojas de móveis, 0,4%. Tecido, vestuário e calçados registraram queda de 0,4% e materiais de construção, recuo de 4,5%.
No acumulado do primeiro semestre, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado: 14,9%. O segmento de veículos, motos e peças registrou alta interanual acumulada de 4,1%.