Crianças russas aprendem a guerrear nas férias

Clipping

Exercícios matutinos e um café da manhã com omeletes e aveia: no acampamento militar Razvedbat, numa floresta fora de Moscou, o dia começa da mesma forma que em milhares de outras colônias de férias russas – até as 30 crianças vestirem seus uniformes. Em russo, Razvedbat é a abreviação de batalhão de reconhecimento – e o símbolo do campo é baseado no emblema da inteligência militar da Rússia.

Há apenas uma menina em todo o acampamento. As crianças ali têm entre 10 e 16 anos e são divididas por idade em três batalhões. Algumas delas ainda estão amarrando o seu lenço de camuflagem quando entram em formação ao som de um estimulante rock russo.

Os instrutores estabelecem o cronograma do dia: um exercício de retiradas de minas explosivas de um campo, prática de montagem de fuzis AK-47 e uma sessão de manuseio de armas. O dia termina com uma grande partida de paintball, com a garotada indo pegar suas armas.

Apesar da chuva, o batalhão começa o dia caçando terroristas em construções. Eles se equiparam com capacetes e equipamento de rapel. Com armas de ar, os adolescentes descem uma fachada e pulam pelas janelas. “Limpo!”, bradam eles. Os instrutores dizem para gritarem mais alto.

Todos os instrutores do Razvedbat têm experiência militar. Alguns deles são até mesmo soldados na ativa. Eles afirmam que os cenários ali são baseados em missões atuais do Exército russo.

“Tudo o que eu trouxe comigo dos conflitos locais mais recentes, tudo o que vimos lá, tudo o que é novo – passamos tudo isso para as crianças”, disse o instrutor do acampamento Aleksey, que prefere não revelar o sobrenome.

Um dos garotos da unidade é Nikita, de 15 anos, proveniente de Moscou. Seus pais não estão no Exército, mas ele diz que pensa em se tornar soldado. Nikita explica que o acampamento é sua maneira de descobrir se a carreira militar é uma opção para ele a longo prazo.

Ele revela que gosta do sentimento de aventura dali, embora admita que às vezes pode passar frio ao dormir nas barracas e que sente falta do contato com família e amigos. No acampamento, a garotada só pode falar meia hora por dia ao telefone.

“Você não se sente como um cidadão russo normal aqui. Você se sente como um soldado, talvez até em outro país e numa missão secreta. É totalmente diferente da vida cotidiana”, confessa Nikita. Embora as crianças sejam enviadas ocasionalmente para aprender disciplina no acampamento, os organizadores dizem que, para muitos dos participantes, trata-se de uma “amostra da vida militar”.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.