Desencontro entre poderes durante paralisação

Clipping

Ainda ontem, a Assembleia Legislativa de Pernambuco informou que voltaria às suas as atividades, hoje, “diante da identificação da retomada de abastecimento de alguns postos de combustíveis além da normalização do serviço de transporte público na Capital”. No último domingo, no entanto, anunciara suspensão de seu funcionamento na segunda-feira (ontem), devido ao “grande impacto no funcionamento das instituições e serviços públicos em todo o País” provocado pelo movimento de paralisação da categoria de caminhoneiros. Sendo assim, em meio aos transtornos, os parlamentares acabaram sem acesso à tribuna até para tratar do tema. A Câmara Municipal do Recife também suspendera o expediente do dia de ontem. Antes, o Tribunal de Justiça de Pernambuco já havia cancelado suas atividades na última quinta-feira. Na ocasião, o expediente fora suspenso, em comunicado, que estendia “a suspensão do atendimento ao público até esta sexta (25/5)”. Novo comunicado do domingo determinara que ficam suspensos “o expediente e os prazos judiciais e administrativos no âmbito do Poder Judiciário de Pernambuco” de ontem até amanhã. A decisão doTJPE considerou “o Decreto de Emergência 46.061/2018 do Executivo estadual, publicado em 25 de maio, e as deliberações de reunião com o Gabinete de Crise do Governo do Estado de Pernambuco neste domingo (27/5); e a dificuldade de locomoção de magistrados e servidores do TJPE, das partes e dos advogados”. Na esteira, na última quinta-feira, o Tribunal de Contas do Estado também suspendeu suas atividades. Na decisão, o TCE considerou para tal “a decisão tomada por outras instituições como Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público Estado”. Se os Poderes Judiciário e Legislativo suspenderam suas atividades, o Executivo estadual seguiu funcionando. A diferença de atuação entre os poderes chegou a gerar zumzumzum nos bastidores, à medida em que o executivo estadual e o judiciário federal seguiram atuando, enquanto os demais pararam na hora de dar o exemplo.

Mira na política de preços da Petrobras 
Depois dos Governadores dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal, assinarem a Carta de Cuiabá, na sexta-feira, os governadores do Nordeste, incluindo Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, além do de Minas Gerais também se manifestaram sobre a recente crise nos preços do combustíveis, elevando ainda mais o tom, ao tachar de “perversa política de preços” a praticada pela Petrobras.

EFEITO DOMINÓ >
 Os gestores nordestinos e o mineiro pontuam, entre outras coisas, que “essa política de preços foi elevando, de forma assustadora, os preços de insumos básicos para a população, como o gás de cozinha, a gasolina e o óleo diesel, cujo custo repercute sobre todos os preços da economia”.

JUDICIÁRIO 1 > O ministro Luis Roberto Barroso aproveitou a plateia de mais de mil magistrados, em Congresso da categoria em Maceió, no sábado,para reiterar suas diferenças com o colega do STF, Gilmar Mendes. Criticou os habeas corpus, concedidos para políticos e poderosos corruptos.

JUDICIÁRIO 2 > 
“Existe uma minoria muito bem protegida no Brasil, atualmente: são os corruptos. Pessoas que desviaram milhões e mantêm suas contas no exterior e são libertadas a granel”, atacou Barroso. O ministro ainda defendeu os juízes de primeira instância, criticados em público por Gilmar.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.