Eclético, Cine PE começa com críticas ao Governo Federal e gritos de ‘Fora Temer’

Clipping

A 22ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual começou na noite desta quinta-feira (31), dois dias depois da data original. A greve dos caminhoneiros e a crise que se instalou nos últimos dias fizeram com que o evento adiasse seu início. Com a mudança, o acesso aos 30 filmes que compõem a programação do festival realizado no Recife passou a ser gratuito. O evento segue até a próxima terça-feira (5).

A abertura do festival, que começou perto das 20h no charmoso e histórico Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, levou um bom público, chegando perto de lotar as quase mil poltronas do local. A cineasta pernambucana Kátia Mesel foi homenageada na abertura – o Cine PE presta ainda homenagens à atriz Cássia Kis, esta sexta (1º), e ao ator Rodrigo Santoro, no sábado (2).

A programação da primeira noite contou com dois filmes na mostra competitiva de curtas pernambucanos (“Dia-um”, de Natália Lima, e “O consertador de coisas miúdas”, de Marcos Buccini) e outros três na competição nacional: “Marias” (RJ), de Yasmin Dias; “Sob o delírio de agosto” (PE), de Carlos Kamara e Karla Ferreira; e “Abismo” (RJ), de Ivan de Angelis. Quase todos os cineastas usaram o momento de apresentação do filme para criticar o Governo Federal, enquanto o público gritava “Fora Temer”.

Leia também:
Kleber Mendonça Filho diz que devolver verba de ‘O Som ao Redor’ é ‘injusto’
Produtores reagem à cobrança do MinC contra Kleber Mendonça Filho

Marcos Buccini lançou o livro “Histórias do cinema de animação de Pernambuco” . “É uma pesquisa inédita. A gente tem a historiografia do cinema pernambucano consolidada em livro, mas a de animação, não. Tinha uma coisa aqui outra ali. Meu trabalho foi exatamente catalogar e discutir um pouco questões como mercado e estética”, disse Marcos, que trabalhou quatro anos na obra. O livro está à venda todos os dias, na entrada do cinema.

O autor também apresentou seu curta, “O consertador de coisas miúdas”. “É um prazer apresentar o filme no São Luiz. O filme foi feito 100% por alunos de design da UFPE”, comentou o diretor, ressaltando: “Deixo também meu apoio a Kleber Mendonça Filho, que está sendo perseguido”, disse, em referência à cobrança que o Ministério da Cultura faz ao diretor pernambucano de pouco mais de dois milhões relativos ao orçamento do longa “O som ao redor”.

O encerramento está previsto com dois filmes fora de competição: o curta-metragem “Desculpe, me afoguei” (RJ) e o longa-metragem “Mulheres alteradas” (SP), de Luis Pinheiro. Esta foi a primeira exibição pública do filme, que tem estreia programada para ocorrer no dia 21 de junho. O roteiro, escrito pelo quadrinista Caco Gualhardo, é baseado no quadrinho de mesmo nome criado pela escritora e cartunista argentina Maitena Burundarena, publicado nos anos 1990. A adaptação investe no que há de comédia na história de quatro amigas: Leandra (Maria Casadevall), Sônia (Monica Iozzi), Marinati (Alessandra Negrini) e Keka (Deborah Secco). Elas têm 30 e tantos anos e vivem diferentes crises, nos relacionamentos e em seus trabalhos.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.