Eleições 2018: mais mulheres disputam os governos dos estados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em 2014, o Brasil reelegia a primeira presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), que sofreria o processo de impeachment no dia 31 de agosto de 2016. Naquele ano, foram 17 mulheres postulantes a um cargo de governadora entre os 27 estados da federação. Portanto, uma menos que em 2010, que tinha 18 mulheres na disputa, e, 8 a menos do que no pleito deste ano. Serão 25 mulheres na corrida pelo executivo estadual em todo Brasil em 2018.
Porém, a diferença ainda é muito grande relação ao universo masculino, que contabiliza 159 candidatos. Em Pernambuco, temos duas representantes: Dani Portela (PSOL) e Simone Fontana (PSTU).
O número entre as candidatas a vice-governadora também apresenta um crescimento gradativo desde 2010. Em 2018, serão 67 candidaturas femininas em todo País. Um quantitativo maior do que em 2014, que apresentou 45 candidaturas à vice-governadora, e maior do que as 28 mulheres de 2010. Em Pernambuco, temos as concorrentes Luciana Santos (PCdoB), Isabella de Roldão (PDT) e Gerlane Simões (PSOL) que foram apresentadas como vice nas suas chapas majoritárias.
Também numa comparação com os homens, é um número muito aquém da representatividade real que deveriam ter na sociedade brasileira. São 111 homens para o total de 178 candidaturas.
É um crescimento. Não como nossa sociedade merece. Não como as mulheres merecem. Não como o País que assassina a ex-vereadora Marielle Franco merece. Mas, é sempre importante observar avanços.
(Blog da Folha)