Famílias brasileiras estão mais endividadas

Clipping

O endividamento e a inadimplência voltaram a subir no Brasil em 2017. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o nível de comprometimento do orçamento familiar cresceu 0,6%, chegando a 60,8% e quebrando uma sequência de três anos consecutivos de queda. Só que nem todas essas dívidas foram pagas como deveriam, pois o número de famílias que têm contas em atraso também aumentou, alcançando o maior patamar da série histórica iniciada em 2010.

De acordo com a pesquisa, divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias com contas em atraso passou de 24,2% para 25,4% no Brasil entre 2016 e 2017. E o percentual de famílias que não têm condições de pagar as suas contas e, por isso, continuaram inadimplentes subiu de 9,2% para 10,2% – percentual bem maior que o registrado pela CNC no auge da crise econômica, em 2015: 7,7%. “O indicador permaneceu o ano todo em patamares históricos elevados, alcançando o maior patamar em setembro de 2017 (10,9%)”, revela o estudo.

E a maior parte dessas dívidas continua nos instrumentos de crédito mais caros do mercado. Segundo a pesquisa, apesar de modalidades de juros mais baixos, como o crédito consignado e o financiamento imobiliário, terem ganhado participação nas contas das famílias brasileiras, o cartão de crédito, que tem juros altos, continua respondendo pela maior parte das dívidas: 76,7%. Em segundo lugar está o cheque especial, com 6,7% dos débitos. Por isso, 30,1% de toda a renda mensal das famílias brasileiras ainda é dedicada ao pagamento de dívidas.

O material explica que o aumento do endividamento reflete o início da recuperação econômica do Brasil e as medidas de incentivo ao consumo tomadas pelo governo federal, como a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo. Porém, não foi acompanhado por uma melhora consistente dos níveis de emprego e renda da população. Por isso, acabou provocando o aumento da inadimplência – tanto que o indicador de recuperação de crédito da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) caiu 0,4% em 2017, influenciado, sobretudo, pelas regiões Norte (-8,4%) e Nordeste (-5,7%).

“A recuperação lenta da atividade econômica, a redução das taxas de juros, a queda da inflação ao consumidor […] ajudam a explicar a maior disponibilidade de crédito para as famílias. […] Contudo, as famílias mostraram mais dificuldade em pagar suas contas em dia, além de mais pessimistas em relação ao seu endividamento e à sua capacidade de pagamento. A prevalência de altas taxas de desemprego ajuda a explicar essa piora. Desse modo, apesar da melhora do perfil de endividamento, em geral, um número maior de famílias apresentaram dificuldades com relação aos seus compromissos financeiros”, exp lica a pesquisa da CNC.

Fonte: Folha-PE

http://www.folhape.com.br/economia/economia/financas-pessoais/2018/01/16/NWS,55663,10,510,ECONOMIA,2373-FAMILIAS-BRASILEIRAS-ESTAO-MAIS-ENDIVIDADAS.aspx

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.