No dia da derrota do Brasil na Copa, varejo vendeu 17% menos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
As vendas do varejo total caíram 17,3% na sexta-feira (6) em comparação com uma sexta-feira normal, por causa do jogo do Brasil contra a Bélgica, realizado às 15h.
Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Cielo.
O ICVA acompanha a evolução do varejo brasileiro de acordo com a sua receita de vendas. O índice é feito com base em um grupo de mais de 20 setores, atingindo 1,1 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à Cielo.
De acordo com o levantamento, o setor de supermercados apresentou movimento mais intenso no período da manhã e no fim do dia, após às 17h, fechando o dia com crescimento de 6,2% em relação a uma sexta-feira comum.
Já o setor de alimentação em bares e restaurantes registrou queda de 14,9%. Considerando apenas a atuação de bares, houve aumento de 35,6% em vendas no dia. O setor de padarias também se beneficiou do jogo, com aumento de 9,4% em vendas, em comparação com uma sexta-feira comum.
Entre as categorias do varejo com maior queda na sexta-feira, está a de vestuário, com redução de 43,1% nas vendas. Também houve queda nas vendas dos setores de móveis, eletro e departamento (variação de 34%) e drogarias (15,6%).
No dia 2 de julho, quando houve jogo do Brasil contra o México, o varejo total recuou 14,3% em vendas. No dia 27 de junho, quando houve o jogo do Brasil contra a Sérvia, a queda no varejo total chegou a 24,5%. No dia 22 de junho, quando ocorreu o jogo do Brasil contra a Costa Rica, a queda no varejo foi de 19,8%. E no primeiro jogo do Brasil, contra a Suíça, em um domingo (17 de junho), a queda foi de 24,7%.
https://g1.globo.com/economia/noticia/no-dia-da-derrota-do-brasil-na-copa-varejo-vendeu-17-menos.ghtml