Oficinas estimulam presença de mulheres na política
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
As cidadãs pernambucanas são protagonistas da Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti, iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltada para lideranças femininas do Estado. Todo mês, o parlamento estadual receberá mulheres de um município diferente. Elas conhecerão a história e a estrutura do Legislativo pela manhã e, à tarde, participarão de ação sociopolítica com foco na inserção feminina nos espaços de poder. O primeiro município a participar será Paulista, no próximo dia 19, a partir das 8h.
Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe e autora do projeto que originou o Mulheres na Tribuna, Simone Santana, o trabalho é uma forma de ajudar a reverter a sub-representação feminina no parlamento. “A iniciativa é um gesto da Assembleia no sentido de corrigir a carência de representatividade feminina em seus assentos. Além de sermos apenas 6 entre 49, estamos longe de espelhar toda a diversidade que abrange as pernambucanas”, afirma.
Para participar da ação formativa, a prefeitura ou o grupo de mulheres interessado deve fazer uma solicitação ao gabinete de qualquer deputado estadual. O Mulheres na Tribuna é organizado em parceria entre Comissão da Mulher, Escola do Legislativo e o Cerimonial da Casa. Está respaldado pela Resolução da Alepe de nº 1.375/2016, que integra o Regimento Interno do Legislativo Estadual.
Adalgisa Cavalcanti, pernambucana que dá nome ao projeto, foi a primeira deputada estadual eleita em Pernambuco, em 1945. Na Alepe, seu mandato foi marcado pela luta por igualdade entre os gêneros.