Projeto que estimula a produção audiovisual no interior de Pernambuco vai capacitar 400 pessoas

Clipping
Criado em 2009 para estimular a produção audiovisual no interior de Pernambuco, o projeto Documentando chega em sua quarta edição com duas atividades na programação da Mostra Pajeú de Cinema, realizada a partir desta segunda-feira (7). Nas oficinas gratuitas, os participantes poderão conhecer o processo de realização de documentários, compreendendo a construção de roteiro, produção, captação e edição de vídeo. A convocatória para o preenchimento das vagas é feita por meio de parcerias com instituições dos municípios.
O calendário da temporada possui oficinas até dezembro, integrando a programação de diversos festivais e eventos em 16 cidades, entre elas Caruaru, Bezerros, Lagoa do Carro, Ingazeira, Orobó, Itacuruba, Nazaré da Mata e Recife. A proposta é capacitar 400 pessoas. Para conferir datas e locais, acesse a o Facebook (facebook.com/documentando).
O cineasta Marlom Meirelles, idealizador do projeto e facilitador das oficinas, conta que ter nascido em Bezerros, no Agreste, o ajudou a perceber como a produção audiovisual deve ser estimulada no interior. “Na época que decidi estudar cinema não tinha nenhum curso, oficinas e afins. Hoje, há um cuidado maior sobre essa formação. Já encontrei muitos alunos do Documentando reproduzindo conteúdo para a internet, outros estão focados em festivais”, diz. Ele ressalta que um dos vencedores do 11ª edição do Curta Taquary, o belo-jardinense David Henrique, foi aluno em uma das oficinas do projeto.
Além das questões técnicas, os participantes das oficinas serão provocados a refletir sobre suas vivências e compreender narrativas que contemplem questões sociais como territorialidade, identidade, raça e gênero. A pertinência da abordagem é intensificada diante do público alvo de alguns dos encontros, que incluem indígenas, negros, pessoas em situação de vulnerabilidade social e alunos da rede pública de ensino. “A formação em documentário estimula a criticidade, um outro olhar sobre a sociedade e os problemas. Através desse gênero, o estudante pode promover uma alteração na realidade, principalmente no contexto atual, em que o Brasil está de ponta a cabeça”, conta Meirelles.

Confira a programação da Mostra Pajeú de Cinema:

IGUARACY 
De 7 a 11 de maio
13h30 – Oficina Documentando
Com Marlom Meireles
Local: Escola Judite Bezerra da Silva
Quarta, 16 de maio
13h – Oficina de Formação Cineclubista
Com Yanara Galvão (PE)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Iguaracy
 
INGAZEIRA
De 14 a 18 de maio
7h30 – Oficina Documentando
Com Marlom Meireles
Local: Centro de Atividades Econômicas (CAE) de Ingazeira
Sexta, 18 de maio
13h – Oficina de Formação Cineclubista
Com Yanara Galvão (PE)
Local: Centro de Atividades Econômicas (CAE) de Ingazeira
 
AFOGADOS DA INGAZEIRA
Quinta, 17 de maio
8h – Oficina de Formação Cineclubista
Com Yanara Galvão (PE)
Local: Auditório da EREM Professora Ione de Góes Barros (antigo CNE)
14h – Encontro com pesquisadores de cinemas de rua
Com João Luiz Vieira (RJ)
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social de Afogados da Ingazeira
18 e 19 de maio
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica
Com Heitor Augusto (SP)
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social de Afogados da Ingazeira
Domingo, 20 de maio
19h30 – Masterclass com o professor João Luiz Vieira (UFF-RJ)
Local: Cine S. José (Rua Newton César, s/n – Centro)
Terça, 22 de maio
9h – Mesa 1: O olhar cinematográfico
Alexandre Taquary (produtor)
Claudia Oliveira (cineclubista)
Heitor Augusto (crítico de cinema)
Quarta, 23 de maio
9h – Mesa 2: Cinema manifesto
Carol Vergolino (produtora)
Carol Almeida (crítica de cinema e curadora)
Quinta, 24 de maio
9h – Mesa 3: Documentário como reflexo do seu tempo
Cynthia Falcão (produtora e realizadora)
Marcelo Pedroso (realizador)
Maria Cardozo (realizadora e curadora)
Sábado, 26 de maio
9h – Seminário sobre produção e difusão de cinema do interior
Com Felipe Peres Calheiros (EPC/TVPE)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira
Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.