Quora, site de perguntas e respostas, anuncia vazamento de dados de 100 milhões de usuários

Clipping

O Quora, um site que oferece um serviço de perguntas e respostas colaboradas por usuários, anunciou que terceiros obtiveram acesso não autorizado ao seu banco de dados, capturando informações de 100 milhões de pessoas. Os dados incluem nome, e-mail, senha criptografada, dados vinculados de redes sociais e mensagens diretas. A invasão ocorreu na sexta-feira (30), mas a empresa divulgou o alerta esta semana.

De acordo com o comunicado, a Quora acredita ter identificado e neutralizado a vulnerabilidade explorada pelos invasores, mas o caso ainda está sob investigação. Uma empresa especializada foi contratada para auxiliar a equipe interna do site nessa tarefa.

Os usuários que tiveram seus dados roubados serão notificados e terão as senhas invalidadas, o que vai exigir que uma nova senha seja cadastrada.

As senhas estão protegidas por um algoritmo de hash (uma espécie de criptografia) incrementado por um código único para cada usuário, o que deve ser bastante efetivo para impedir que os invasores descubram a senha real dos usuários. No entanto, o site não especificou exatamente qual mecanismo de proteção foi usado e recomendou que a senha seja trocada também em outros serviços, caso algum usuário tenha utilizado uma senha idêntica.

Publicações anônimas não foram impactadas pelo vazamento. De acordo com o Quora, o site não mantém registrada nenhuma informação sobre os autores dessas postagens.

O Quora também não mantém outras informações pessoais ou financeiras de seus usuários. No entanto, além de trocar senhas repetidas, as vítimas ainda precisam ter cuidado, especialmente caso recebam e-mails supostamente vindo do Quora e que solicitem mais informações ou a instalação de programas suspeitos.

De acordo com a Alexa, uma empresa da Amazon que registra o tráfego de sites na web, o Quora é o 54° site mais visitado dos Estados Unidos e o 94° mais visitado do mundo.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.