Transporte de animais silvestres entre estados agora só com documentação específica

Clipping

A partir de agora, qualquer animal silvestre nativo do Brasil – com exceção dos pássaros – só poderá ser transportado de um Estado para outro quando acompanhado de Autorização de Transporte Interestadual e do comprovante de pagamento do boleto referente à permissão para deslocar o animal. A medida, que vale para todo o território nacional, foi publicada por meio de portaria pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Diário Oficial da União desta terça-feira (8).

O documento de autorização será emitido eletronicamente pelo Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre (Sisfauna) do Ibama. Essa ferramenta é responsável por controlar a criação, comercialização e o transporte de bichos silvestres.

A exigência tem como objetivo dar um maior rigor à fiscalização e controle na saída e entrada de animais silvestres entre os estados. “Caso a pessoa física detentora do animal tenha licença legal para criar os bichos, mas não consiga emitir a autorização por alguma dificuldade do sistema, ela deverá procurar o Ibama pessoalmente antes da viagem”, alerta o chefe de fiscalização do Ibama em Pernambuco, Amaro Fernandes.

Em Pernambuco, a sede do órgão ambiental fica na avenida Dezessete de Agosto, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife. A medida só não cabe aos pássaros silvestres porque o Ibama trabalha com uma legislação específica para eles.

Fernandes, inclusive, alerta que, para a autorização interestadual, não existe exceção. Caso o criador não disponha da documentação adequada, tanto em relação ao cativeiro quanto ao trasporte do animal, estará cometendo crime ambiental, que implica em responsabilizações administrativas e criminal. “A manutenção do animal em cativeiro deve ser dentro da legalidade e, para transportar, sempre ter em mãos a autorização de transporte”, reforça o gestor. Além de ter o animal apreendido, a multa varia entre R$ 500 e R$ 5 mil e apreensão que pode ir de seis meses a um ano.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.