TVs lideram queixas sobre produtos promocionais da Copa no Reclame Aqui

Clipping

Em três semanas de Copa do Mundo, o site de registros de reclamações e denúncias de consumidores contra empresas, o Reclame Aqui, recebeu mais de 3 mil queixas de produtos com os termos “Copa” e “Copa do Mundo”.

Desde a estreia do mundial, no dia 14, até as 11h desta quinta-feira (5), foram registradas queixas principalmente para as categorias de eletroeletrônicos, tendo as TVs liderando com folga a lista de produtos que geraram algum problema na venda, com 67% das reclamações. Em segundo lugar aparecem os serviços de TV por assinatura, com 4,92% das reclamações.

Em cada uma das três semanas da Copa, as TVs se mantiveram no topo das reclamações entre os produtos, e a categoria eletroeletrônicos também foi a mais mencionada pelos consumidores no período. O problema mais relatado foi o atraso na entrega e produto não recebido.

Grandes varejistas aproveitaram os meses que antecederam a Copa para fazer promoções inusitadas de televisores. Um deles chegou a aceitar aparelhos antigos como entrada na compra de uma TV nova. Outro ofereceu um televisor extra por R$ 1 na compra de um aparelho acima de 60 polegadas.

Álbum da Copa entre os mais reclamados

O álbum de figurinhas da Copa aparece entre as categorias mais reclamadas no período. Na última semana, por exemplo, o produto respondeu por 13,4% das queixas, o terceiro mais reclamado.

Na comparação com a última Copa do Mundo no Brasil, houve um aumento de 10,3% nas queixas – de 2.759 em 2014 para 3.044 nas primeiras três semanas de torneio deste ano.

Segundo o diretor de Marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, geralmente há um grande ciclo de troca de televisores de quatro em quatro anos devido à Copa. Os cidadãos ficam ansiosos para o grande evento, colocam muita expectativa e até um alto investimento, como a compra de uma TV.

“Qualquer quebra no fluxo do planejamento gera muita reclamação. Podemos confirmar isso com o aumento de 10% de reclamações em relação ao último Mundial”, diz Paniago.

Veja os comparativos:

Produtos mais reclamados

1ª semana (14/6 a 21/6)

  1. TV – 67%
  2. TV por assinatura – 4,92%
  3. Smartphone – 3%

2ª semana (22/6 a 28/6)

  1. TV – 43,7%
  2. Smartphones – 6,3%
  3. Camisetas – 4,7

3ª semana (29/6 a 5/7)

  1. TV – 41,8%
  2. Celular – 5%
  3. Camisetas – 3,3%

Categorias mais reclamadas

1ª semana

  1. Eletroeletrônicos – 49,6%
  2. Problemas com o atendimento – 10%
  3. Editoras (álbum de figurinhas da Copa) – 6,8%
  4. Celulares e smartphones – 4,3%
  5. Problemas com o site – 4,3%

2ª semana

  1. Eletroeletrônicos – 36,3%
  2. Editoras (álbum de figurinhas da Copa) – 7,8%
  3. Celulares e Smartphones – 5,7%
  4. Artigos Esportivos – 5,3%
  5. Problemas com o site – 4,9%

3ª semana

  1. Eletroeletrônicos – 28,2%
  2. Problemas com atendimento – 14%
  3. Editoras (álbum de figurinhas da Copa) – 13,4%
  4. Eletrodomésticos – 5%
  5. Smartphones – 5%

Problemas mais mencionados

1ª semana

  1. Atraso na entrega e produto não recebido – 55,5%
  2. Produto com defeito/devolução – 5,4%
  3. Aplicativos – 2,7%
  4. Mau atendimento – 2,2%
  5. Propaganda enganosa – 2,1%

2ª semana

  1. Atraso na entrega e produto não recebido – 45,3%
  2. Produto com defeito/devolução – 8,8%
  3. Propaganda enganosa – 3,2%
  4. Mau atendimento – 3,2%
  5. Produto errado – 2,7%

3ª semana

  1. Atraso na entrega e produto não recebido – 43,2%
  2. Mau atendimento – 4,8%
  3. Produto com defeito – 3,3%
  4. Troca/Devolução de produto – 3,3%
  5. Propaganda enganosa – 2,8%

Copa de 2014

Na Copa do Mundo no Brasil, em 2014, no período de 12 a 26 de junho (três semanas de torneio) foram registradas 2.759 reclamações. Em novembro de 2015, o Reclame Aqui passou a fazer uma nova classificação na sua categorização de empresas e de reclamações, então, alguns termos nos motivos de queixa ficaram mais assertivos.

Em 2014, não era possível classificar somente por produto, por exemplo. Portanto, não foi possível localizar especificamente a posição dos televisores entre os itens.

Principais motivos de queixa:

  1. Desrespeito ao consumidor – 21,7%
  2. Me sinto prejudicado- 19,9%
  3. Atraso na entrega- 13%

Categorias mais reclamadas:

  1. Lojas virtuais – 19,8%
  2. TV e TV por assinatura – 9,7%
  3. Telefonia/Celular- 8,6%
Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.