Um olhar sobre o mundo analisa a intoxicação pela informação

Clipping

O jornalista Moisés Rabinovici entrevista, no programa Um olhar sobre o mundodesta segunda-feira (6), o físico catalão Alfons Cornella, criador do neologismo infoxicação. A palavra sintetiza o excesso de informação que atualmente envolve grande parte da sociedade mundial. Um olhar sobre o mundo vai ao ar hoje às 21h45, na TV Brasil. Para Cornella, que vive em Barcelona (Espanha), a infoxicação decorre do bombardeio constante a que as pessoas estão submetidas pelas novas plataformas como internet, Facebook, WhatsApp, Twitter e outras redes sociais, além das convencionais emissoras de rádio, televisão e jornais.

Segundo Cornella, ainda não se compreendeu exatamente as consequências dessa verdadeira epidemia que se abate sobre grande número de pessoas porque o processo de conscientização desse fenômeno ainda está no início. “Eu diria que é um dos temas que teremos que revolver nos próximos anos. E é melhor que resolvamos de alguma forma, porque, se não, a outra solução é deixar de estar informado, o que poderia ter piores consequências”, diz no programa.

O estudioso espanhol, que presta consultoria sobre esse tema na Europa para grandes empresas e centros de estudos, argumenta que, ante o atual quadro, existem duas esperanças. “Uma é aparecer uma tecnologia que nos permita controlar melhor essa quantidade de informação que recebemos. De fato, uma das promessas da inteligência artificial vai nessa direção”.

A outra esperança, segundo Cornella, é uma solução psicológica que seria um esforço do próprio indivíduo para filtrar o imenso volume de informação que chega a ele e assim desenvolver critérios para determinar rapidamente qual é confiável e a qual delas dar importância.

“O importante é a pessoa determinar que fontes quer ter e quer ler. É cada vez mais relevante ler menos e ler com mais profundidade.” Segundo ele, de alguma forma, a pessoa percebe que está infoxicada. “É possível ver que se está infoxicado quando não se tem tempo de entender o que está lendo.”

Cornella afirma que uma das melhores maneiras de se imunizar contra a infoxicação é diferenciar o ler do entender. Ele recomenda também que as pessoas determinem quais fontes desejam quando buscam por algum tema. Também sugere que a pessoa não se limite a ler apenas aquilo que está de acordo com o que ela já pensa, mas também esteja aberta a outras versões que contrastem com a ideologia de cada um.

O italiano assinala que a humanidade está em um ponto de transformação muito grande e que as pessoas agora têm que aprender como lidar com essa avalanche de informações. “Determinar rapidamente que informação é confiável e que informação não é. A qual delas temos que dedicar tempo e a qual não”, explicou. Ele disse que uma das coisas que ajudam nessa seleção é a própria idade das pessoas. “Quanto mais velho se fica, mais coisas se viu e mais se leu e, portanto, se tem mais critério”, argumenta.

Sobre as fake news, o estudioso é enfático. “Quando a mentira não é punida, a mentira é considerada uma versão da informação, quando, do ponto de vista moral e ético, deveria ser totalmente condenável. Alguém que mente deveria estar totalmente desqualificado. E não só desqualificado do ponto de vista político, mas desqualificado do ponto de vista moral e ético, deveria ser totalmente condenável. A pessoa que mente deveria ser apontada como inimiga da sociedade”, afirmou.

Programa

Com 40 anos de experiência, 16 dos quais vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici é o apresentador do programa Um olhar sobre o mundo, transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil.

Antes de comandar esta atração da TV Brasil, Rabinovici trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio. Para entrevistar seus convidados e tratar de inúmeros temas que são notícia, usa o conhecimento reunido em grandes coberturas internacionais, inclusive como repórter de guerra e analista de política.

Rabinovici, que em suas andanças pelo mundo já entrevistou grandes líderes e personalidades de vários países, recebe toda segunda-feira, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.