Xi Jinping é reeleito para novo mandato no comando da China

Clipping

O Congresso chinês reelegeu neste sábado (17) Xi Jinping como presidente do país pelos próximos cinco anos. Wang Qishan, aliado do líder e responsável por comandar a campanha anticorrupção, foi apontado como vice.

As indicações da nova cúpula da ditadura chinesa acontecem quase uma semana após o órgão aprovar uma mudança constitucional pondo fim ao limite de dois mandatos presidenciais, o que abriu a possibilidade para o atual líder se manter no cargo para além de 2022.

Logo após serem aprovados pelos 2.970 membros da Casa, -Xi por unanimidade, Wang com um voto contrário- os dois juraram a Constituição no Grande Salão do Povo, em Pequim, dando início oficial ao novo mandato.

Apesar do nome, a posição de presidente tem caráter principalmente simbólico e quem comanda de fato o país é o secretário-geral do Partido Comunista. Desde o início dos anos 1990, porém, a tradição é que a mesma pessoa ocupe os dois cargos, como é o caso de Xi -ele foi reeleito para comandar a sigla em outubro do ano passado.

Assim, o Congresso serviu para confirmar a posição de Xi como o mais importante líder do país desde Deng Xiaoping (1904-1997), considerado o idealizador da abertura econômica chinesa e responsável pela criação do limite de reeleição.

O objetivo da medida, agora cancelada, era impedir que alguém se perpetuasse no poder, como ocorreu com Mao Tsé-Tung, fundador da China comunista e líder do país desde sua fundação em 1949 até sua morte em 1976.

A imprensa estatal chinesa tem afirmado que o fim do limite de reeleição não significa que Xi se manterá para sempre no poder e ele até o momento não disse oficialmente quanto tempo pretende se manter no cargo.

Corrupção

A reeleição de Xi na Presidência era esperada, já que os membros do Congresso costumam apenas referendar as indicações feitas pelo partido, mas a escolha de Wang como vice é mais uma demonstração do poder que o atual líder conquistou dentro da política chinesa.

A tradição no país é que os dirigentes se aposentem ao fazer 69 anos, idade de Wang, que por isso deixou os cargos que tinha dentro do partido no fim do ano passado.

Assim, sua indicação como vice quebra a regra e abre um precedente para que o próprio Xi, atualmente com 64 anos, continue no poder após ultrapassar a idade limite.

O novo vice é considerado um dos principais aliados do atual presidente, que teve a luta contra a corrupção como uma de suas principais bandeiras. Wang foi indicado pelo próprio Xi para comandar o órgão que cuida do assunto durante seu primeiro mandato e sua promoção demonstra que a questão deve ganhar ainda mais importância nos próximos anos.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.