91% das empresas contratariam profissionais com mais de 50 anos, diz pesquisa

Clipping

Pesquisa da empresa de recrutamento de cargos de média e alta gerência Robert Half mostra que 91% das empresas contratariam um profissional com 50 anos ou mais.

De acordo com o 8º Índice de Confiança, estudo trimestral conduzido pela empresa e que mapeia o sentimento dos profissionais qualificados com relação ao mercado de trabalho atual e futuro, as áreas mais propensas a receber um funcionário com curso superior e nesta faixa etária são:

  • Administrativo: 75%
  • Gerência: 70%
  • Contabilidade: 60%
  • Jurídico: 52%
  • Tecnologia: 35%

Por outro lado, no mercado de trabalho atual, 80% das empresas responderam que não possuem programas de contratação para funcionários com mais de 50 anos.

Nas empresas que possuem profissionais com mais de 50 anos, a área que mais emprega é a administrativa:

  • Administrativo: 63%
  • Gerência: 67%
  • Tecnologia: 24%
  • Jurídico: 21%
  • Contabilidade: 29%

Segundo Leonardo Berto, gerente de recrutamento da Robert Half, esses profissionais, em geral, ocupam posições nas áreas administrativas e de gestão, que demandam experiência e assertividade em atividades rotineiras e contribuem na gestão de pessoas, inclusive pela sua experiência de vida. Segmentos que contam com regulação, como energia, telecomunicações e infraestrutura, também valorizam profissionais mais maduros pela complexidade e bagagem anterior.

Berto ressalta que o fato de a empresa não possuir um programa estruturado de contratação de profissionais com mais de 50 anos não significa que não contrate trabalhadores com essa idade.

Segundo ele, os profissionais com mais de 50 anos já passaram por crises e outras situações de vida e, por isso, mostram mais segurança e resiliência do que a geração mais jovem.

“Para serem valorizados, os profissionais com mais de 50 anos devem mostrar seu interesse em continuar ativos no mercado, demonstrando energia e disposição, antenados com as novidades tecnológicas e tendências de gestão”, afirma.

Saída de ‘baby boomers’ preocupa

Outra pesquisa realizada pela Robert Half com 508 executivos no Brasil revelou que a saída dos profissionais “baby boomers” (nascidos entre 1945 e 1960) do mercado de trabalho preocupa 9 em cada 10 líderes empresariais brasileiros.

Entre as medidas para garantir que o conhecimento da geração baby boomer não se perca estão:

  • Desenvolvimento de equipes de diferentes gerações (resposta de 59% dos entrevistados)
  • Organização de sessões de treinamento com todos os colaboradores (53%)
  • Criação de programas de mentoria e coaching (52%)
  • Implementação de plataforma online em que todos podem compartilhar suas experiências (40%)
  • Mapear o sucesso de projetos anteriores por meio de um sistema especial (38%)
Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.