Alerta Celular devolve 300 telefones, alguns roubados há mais de um ano

Clipping

Um mutirão para devolução de mais de 300 celulares roubados que foram recuperados pelas Polícias Militar e Civil de Pernambuco, através do cadastro no “Alerta Celular”, aconteceu na manhã desta sexta-feira (6) no prédio da sede operacional da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Alguns dos aparelhos haviam sido roubados há mais de um ano. 

Pessoas que realizaram cadastro do aparelho no site da Secretaria de Defesa Social (SDS) e tiveram seus celulares encontrados puderam receber o aparelho. É o caso do motorista de aplicativo Emerson Limões, de 20 anos, que foi roubado em fevereiro deste ano quando saía de uma casa de show, no Bairro do Recife, área central da capital. Ele contou que, após o ocorrido, realizou o cadastro no site da SDS, e, na última semana, recebeu um comunicado de que o aparelho havia sido encontrado. “Eu fui assaltado um mês depois de ter comprado e ainda estou pagando o telefone. Eu nem acreditei quando me ligaram. O celular tá novo e eu tô muito feliz”, contou.

Após ter o celular furtado em agosto de 2018 dentro de um BRT, na avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, área central da capital pernambucana, a técnica em enfermagem Gicélia Bastos, de 40 anos, também conseguiu recuperar o aparelho nesta sexta-feira. “O celular foi encontrado em Belo Jardim [no Agreste de Pernambuco] e está bem conservado. Eu fiquei muito feliz pois não tinha mais esperanças de que iriam encontrar mesmo depois do cadastro, mas aconselho todos a cadastrarem seus aparelhos”, disse.

A delegada Beatriz Leite explicou que, para realizar o cadastro no Alerta Celular, é necessário que o dono do aparelho realize um Boletim de Ocorrência e possua o número do Imei do aparelho.“Esse número é único. Se o aparelho tiver dois chips, a pessoa deve escolher um dos números e colocar como Imei e outro no campo de número de série, junto com as observações e a maior quantidade de dados possíveis sobre o aparelho e sobre o dono do celular, como telefone para contato e e-mail”, explicou a delegada.

De acordo com a SDS, desde o início do projeto, em março de 2017, mais de 15.300 aparelhos já foram recuperados, sendo 881 no primeiro ano. Já de janeiro a novembro deste ano, o número de celulares resgatados subiu para 8.894 – novembro deste ano foi o mês com menor números de casos de roubo de celulares registrados, com 1.973 ocorrências.

Ainda segundo a SDS, na Região Metropolitana do Recife, há 754 aparelhos recuperados, mas que, por falta de dados como endereço ou contato dos proprietários, ainda não puderam ser devolvidos aos donos.

Para o secretário de Defesa Social do Estado, Antonio de Pádua, o projeto Alerta Celular tem contribuído na diminuição dos crimes contra o patrimônio em Pernambuco. “Esse é um projeto bastante inovador e que vem trazendo integração entra a população e as polícias, com a possibilidade real da devolução do aparelho. Esse é 27º mês consecutivo de diminuição dos crimes contra o patrimônio, especialmente dos roubos de celulares, que é o objeto preferido dos criminosos”, contou o secretário.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.