Após polêmica com nordestinos, Bolsonaro inaugura obra na Bahia

Clipping

O presidente Jair Bolsonaro inaugura nesta terça-feira (23), em Vitória da Conquista, na Bahia, o aeroporto Glauber Rocha, mas esse evento está longe de ser apenas mais um registro corriqueiro na agenda do Palácio do Planalto. Esta será a primeira viagem do chefe de Estado ao Nordeste após a polêmica surgida na sexta-feira  (19), quando, pouco antes de um café da manhã com jornalistas, tornou-se público um áudio de sua conversa informal com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na qual utilizou o termo pejorativo “paraíba” para se referir aos governadores da região.

A inauguração estava marcada antes do incidente flagrado pela TV Brasil, que transmitiu o café da manhã. Apesar do desconforto, Bolsonaro confirmou sua participação no evento e justificou a “canelada” dizendo que jamais tentou denegrir o povo nordetino. “A Bahia é Brasil. Estou indo lá, sem problema”, declarou. “Nordeste é Brasil, é minha terra. Ando em qualquer lugar do território brasileiro”, reforçou em Brasília no domingo (21).PUBLICIDADE

Também no domingo, o presidente usou o Twitter para dizer que a frase “de três segundos” dita a Onyx Lorenzoni foi “‘Daqueles governadores… o pior é o do Maranhão’. Nenhuma crítica ao povo nordestino, meus irmãos”, postou. A bronca de Bolsonaro, segundo suas próprias palavras, era direcionada exclusivamente ao maranhense Flavio Dino (PCdoB). 

Se para o presidente da República o assunto está superado, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), faz questão de não esquecê-lo.

Petista não vai

A inauguração do aeroporto, construído com 30% de verbas do governo estadual (70% dos recursos são federais), não terá a presença do governador. Rui Costa cancelou sua ida ao evento alegando, entre outros motivos, não concordar com recentes “agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia”. 

PublicidadeFechar anúncio

O governador da Bahia postou um vídeo nas redes sociais reclamando também da forma como a abertura do aeroporto foi pensada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, comandada por Herzem Gusmão Pereira (DEM), aliado de Bolsonaro. “A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária”, disse Rui Costa.

veja também

Em sua primeira viagem ao Estado desde que foi eleito, Bolsonaro deve chegar a Vitória da Conquista às 11h. Lá, vai participar de uma reunião com autoridades locais que deve demorar entre 45 minutos e uma hora, acreditam os responsáveis pelo cerimonial da Presidência da República. A Prefeitura instalou um telão nas imediações do novo aeroporto para que a população da cidade do sudoeste baiano possa acompanhar a inauguração. A área tem capacidade para 3 mil pessoas. 

Ovacionado

A Prefeitura de Vitória da Conquista não acredita em protestos, assim como o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. Ele aposta que Bolsonaro será bem recebido pela população local, e afirma que o governo não identificou potenciais manifestações. 

“Em qual cidade nosso presidente chega e não é ovacionado? Em todas. E não seria diferente na cidade onde temos apreço pelo prefeito e pelo povo”, disse o porta-voz na segunda-feira (22).

Rêgo Barros declarou também que Bolsonaro comentou que os nordestinos representam a força do povo brasileiro, “que superam adversidade de toda ordem, sendo exemplo de gente resiliente e trabalhadora”.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.