Comércio do Recife abrirá aos domingos e feriados para compras de Natal

Clipping

O Natal continua sendo a melhor data em termos de faturamento e adesão do público no comércio varejista brasileiro. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que a compra de presentes para o período, que deve ser feita por quase 120 milhões de pessoas, promete injetar R$60 bilhões na economia nacional.

Na capital pernambucana, estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) indica crescimento de 5% nas vendas do período. Para atingir a expectativa, de sexta até o fim do ano, o corredor do comércio recifense abrirá todos os domingos e feriados, das 9h às 17h.

“A injeção dos recursos do saque imediato do FGTS associado ao pagamento do décimo terceiro salário vão proporcionar poder de compra maior aos trabalhadores para que possam consumir no Centro do Recife”, acredita o presidente da CDL-Recife, Cid Lôbo.L

Contudo, só o incremento financeiro não é suficiente para estimular os consumidores a irem às compras no Centro do Recife. Diante disso, a CDL reedita a sua tradicional campanha Natal Premiado a partir do dia 10 de dezembro, com sorteio de prêmios para os consumidores. Além disso, até o fim do ano, a entidade promove o projeto Viver o Centro, que vai movimentar o Centro do Recife com atrações culturais, oficinas e gastronomia.

“Neste fim de ano convidamos todos os recifenses e visitantes a redescobrir o Centro da Cidade, onde o consumidor vai encontrar variedade de produtos, preços acessíveis, segurança para circular e entretenimento para toda a família”, afirma Cid Lôbo.

Para o presidente da CNDL, Pellizzaro Junior, a disposição dos brasileiros para consumir está retornando, ainda que aos poucos e a sondagem realizada pela entidade mostra essa tendência. “De modo geral, os dados comprovam que o hábito de presentear nesta data é cultural entre os brasileiros e sobrevive mesmo quando há dificuldades econômicas”, explica Pellizzaro Junior.

Pagamento

A grande maioria dos consumidores, 72% dos entrevistados no levantamento da CNDL, afirma que vai pagar à vista as compras de Natal, em dinheiro (56%) ou no cartão de débito (34%). Entre os que vão utilizar alguma modalidade de crédito, o cartão de crédito parcelado é a opção de 36%, seguido do cartão de crédito em parcela única (20%) e do cartão de loja (8%).

Para quem vai dividir o valor da compra em parcelas, a média é de cinco prestações. “Dividir as compras em grande quantidade de parcelas sem avaliar o peso no orçamento pode atrapalhar o planejamento para o começo de um novo ano livre das dívidas. Sempre que possível, o ideal é pagar à vista, evitando o endividamento e procurando descontos. Mas, caso seja preciso parcelar, é recomendável restringir o número prestações para diminuir o impacto dessas compras no longo prazo”, orienta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.