Fábrica de remédios inaugura unidade de embalagens e gera mais de 300 empregos no Grande Recife

Clipping

Foi inaugurada nesta quarta-feira (2), no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, a primeira etapa da planta industrial do Aché Laboratórios Farmacêuticos no Nordeste. Com investimento de R$ 429 milhões, nesta fase, a empresa vai embalar e distribuir medicamentos sólidos produzidos na unidade de Guarulhos, em São Paulo, gerando 160 empregos diretos e outros 150 indiretos.

A cerimônia de abertura ocorreu na sede da unidade, na PE-09. Além de representantes da empresa, estiveram presentes o governador Paulo Câmara (PSB), a vice Luciana Santos (PCdoB), o prefeito interino do Cabo de Santo Agostinho, Clayton Marques, conhecido como Keko do Armazém (PDT), e secretários e deputados estaduais. Após a solenidade, o público visitou as instalações.

Autoridades do estado e representantes da Aché inauguraram fábrica em Pernambuco nesta quarta (2) — Foto: Marina Meireles/G1

Autoridades do estado e representantes da Aché inauguraram fábrica em Pernambuco nesta quarta (2) — Foto: Marina Meireles/G1

Segundo os representantes do Aché, a região Nordeste representa entre 18% e 20% da fatia de mercado da empresa. Além da planta em Guarulhos, a companhia tem outras indústrias em São PauloLondrina (PR) e Anápolis (GO).

A chegada ao solo pernambucano, segundo o diretor executivo de operações Adriano Alvim, foi estratégica para alimentar os mercados da região e do país. “Nossas matérias-primas vêm de países como a Índia e a China e na Europa. Então, a proximidade com o Porto de Suape vai, sem dúvida, facilitar bastante para nós o processo de importação”, afirma.

Após a inauguração da primeira fase, fábrica da Aché em Pernambuco vai embalar e distribuir medicamentos produzidos em São Paulo — Foto: Marina Meireles/G1

Após a inauguração da primeira fase, fábrica da Aché em Pernambuco vai embalar e distribuir medicamentos produzidos em São Paulo — Foto: Marina Meireles/G1

A previsão é de que a segunda fase da fábrica, responsável pela produção dos medicamentos, seja concluída até o fim de 2021. No início de 2022, a meta da empresa é atuar na fabricação, embalagem e distribuição dos produtos.

“Inauguramos uma etapa, mas não paramos as obras da segunda fase. A nossa meta é produzir entre 60% e 65% do nosso portfólio de medicamentos, exclusivamente de sólidos, em Pernambuco”, diz a presidente do Aché, Vânia Machado.

Público que participou da cerimônia de inauguração da Aché em Pernambuco visita a fábrica após solenidade — Foto: Marina Meireles/G1

Público que participou da cerimônia de inauguração da Aché em Pernambuco visita a fábrica após solenidade — Foto: Marina Meireles/G1

Com a inauguração da primeira fase, a expectativa da fábrica é embalar 8 milhões de unidades de medicamentos por mês. Na segunda etapa, a previsão é de que o número dobre.

Há, também, a possibilidade de expansão para áreas até então inexistentes na fábrica de Guarulhos, como a produção de medicamentos injetáveis, oncológicos e dermocosméticos. “Isso já está planejado, já temos áreas de expansão para agregarmos novas tecnologias aqui”, diz Vânia.

Empregos

No total, R$ 660 milhões serão investidos nas duas fases de construção da estrutura física do empreendimento. A expectativa é de gerar, ao todo, 500 empregos diretos e outros 2,5 mil indiretos, utilizando mão de obra pernambucana.

“Na área de gestão, precisamos de profissionais como farmacêuticos e engenheiros químicos. Já na área operacional, estamos buscando profissionais de formação técnica. O processo seletivo já está acontecendo”, afirma o diretor industrial da empresa, Márcio Reis Freitas. Os currículos podem ser enviados por meio do site e das redes sociais da empresa.

“Imaginávamos que teríamos dificuldade para encontrar especialistas por sermos uma indústria nova chegando aqui, mas em relação à mão de obra estamos bastante satisfeitos”, afirma Vânia Machado.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.