Gonzaga Patriota critica sugestão de Bolsonaro de Exército comemorar o golpe de 1964
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) criticou a recomendação feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Ministério da Defesa para que seja comemorado o aniversário do golpe de 1964. De acordo com o socialista, não devemos festejar um regime que levou a morte centenas de cidadãos, outros tantos ao exílio e milhares às prisões.
“Quem acompanhou, como eu, uma ditadura de mais de 20 anos no Brasil e, quem viu cidadãos arrastados pelo exército, mais de 200 líderes serem assassinados e, muitos deles, escondidos os corpos, e quem ajudou a fazer a Constituição para combater isto, não pode aceitar calado esse absurdo”, comentou Gonzaga.
O socialista ainda completou afirmando que “essa iniciativa é grave e fere o Estado Democrático, além de incentivar o ódio”.
Conforme reportagem do jornal Estado de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro está pretendendo comemorar o aniversário do golpe militar de 31 de março de 1964, que derrubou o presidente João Goulart e implantou uma ditadura militar durante 21 anos no Brasil. O presidente, segundo a reportagem, teria orientado os quartéis a comemorarem a “data história”, quando o país foi submetido ao regime militar, que impôs a censura à imprensa, torturou e matou adversários políticos.
Ainda conforme o jornal, generais da reserva que integram o primeiro escalão do governo pedem cautela no tom para evitar ruídos desnecessários diante do clima político acirrado e dos riscos de polêmicas em meio aos debates da reforma da Previdência.