Maia se reúne com ambientalistas e ruralistas para definir pauta em defesa do ambiente
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniu nesta terça-feira (27) com deputados das bancadas ruralista e ambientalista para definir uma pauta de votação de projetos relacionados à preservação do meio ambiente.
A articulação é uma medida em reação à repercussão internacional negativa do aumento das queimadas na Amazônia.
Maia já havia anunciado na segunda-feira (26) a sua intenção de votar ainda nesta semana propostas que representassem uma “sinalização” da Câmara em defesa da proteção ambiental.
Propostas
Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), que participou do encontro, houve consenso em torno de dois projetos de lei.
Um deles regulamenta as queimadas para o manejo agrícola e estabelece a substituição gradativa do uso do fogo no meio rural.
O segundo prevê remunerar iniciativas individuais ou coletivas que favoreçam a preservação do meio ambiente. “A ideia é que a floresta valha mais de pé do que derrubada”, disse Agostinho após o encontro, realizado a portas fechadas na residência oficial da Presidência da Câmara.
De acordo com o parlamentar, há um terceiro projeto que prevê pena de prisão para desmatamento, mas sobre o qual não há acordo com a bancada do agronegócio.
Os parlamentares ruralistas iriam participar em seguida de uma reunião da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA). A ideia é que eles apresentem sugestões de mudança para o terceiro texto.
Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que as queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao ano de 2018, se compararmos o mesmo período de janeiro a agosto – foram 71.497 focos neste ano, contra 39.194 no ano passado. Mais da metade (52,5%) dos focos de queimadas de 2019 estão concentrados na Amazônia.