Para os mais jovens, trabalhar com o que gosta e equilibrar trabalho e vida pessoal é mais importante que ganhar bem, diz pesquisa

Clipping

Ganhar bem não é a principal prioridade dos jovens quando eles pensam sobre os desejos que têm sobre sua vida profissional. Segundo pesquisa sobre os planos futuros de pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos, uma boa remuneração é a 4ª na lista de prioridades – atrás de trabalhar com o que se gosta, ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e ser reconhecido pelo que faz.

A pesquisa foi feita em conjunto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, e ouviu 801 jovens entre fevereiro e março deste ano. Os números também mostram que, para os jovens, assumir um cargo de liderança é a última das prioridades na lista dos indicativos de sucesso profissional.

Para o levantamento, os entrevistados foram perguntados sobre o que, para eles, representa “sucesso profissional”. Veja abaixo as respostas mais citadas (os valores não somam 100% porque os entrevistados podiam escolher mais de uma alternativa):O que representa sucesso profissional?Resposta mais citadas por jovens com idade entre 18 e 24 anos, em %em %42,142,138,638,632,332,331,231,225,425,419,419,416,416,411,311,30,50,5trabalhar com o que…equilibrar trabalho …ser reconhecido no …ganhar bemestar onde pode apr…ter negócio própriocarreira em grande …ter cargo de liderançaoutro01020304050Fonte: CNDL, SPC Brasil e Serasa

Casar ou comprar uma bicicleta? Bicicleta!

O estudo também perguntou aos jovens o que eles consideram essencial para ser um adulto feliz e realizado. Em uma lista com cerca de 20 opções, eles poderiam escolher até 3. No topo da lista ficaram desejos relacionados à vida financeira e profissional, como ter uma casa própria, sucesso no trabalho e fazer o que gosta. Enquanto isso, a resposta “casar” ficou na 12ª posição e “encontrar um grande amor”, na 16ª.

Veja abaixo a lista de prioridades dos jovens, segundo a pesquisa:

  1. Ter uma casa própria: 20,5%
  2. Ter sucesso no trabalho: 18,0%
  3. Trabalhar no que gosta: 17,9%
  4. Paz interior: 16,8%
  5. Ser feliz na profissão: 14,5%
  6. Ficar rico: 14,4%
  7. Viajar: 14,1%
  8. Aproveitar a vida com amigos e familiares: 14,0%
  9. Ter meu próprio negócio: 13,3%
  10. Ter tempo livre para as coisas que gosto: 11,9%
  11. Poder comprar as coisas que gosto: 11,6%
  12. Casar: 11,1%
  13. Fazer ou ter feito uma faculdade: 10,9%
  14. Ter poupança/ juntar uma reserva de dinheiro: 10,6%
  15. Ter estabilidade no trabalho, trabalhar anos na mesma empresa: 10,3%
  16. Encontrar um grande amor: 8,7%
  17. Ter filho(s): 8,5%
  18. Falar vários idiomas: 8,5%
  19. Sair da casa dos meus pais: 7,9%
  20. Ter carro: 6,7%
  21. Outros: 0,5%
  22. Não tenho prioridades de vida: 3,4%

“Se para as gerações anteriores formar família e desenvolver carreira duradoura e estável em uma única empresa era primordial, a Geração Z está disposta a explorar mais as possibilidades profissionais e adiar planos de casamento e filhos, por exemplo”, disse em nota o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa.

A pesquisa também mostra que o medo de não conseguir um emprego é tão grande quanto o de não ter saúde. Na lista de temores mais citados, essas duas respostas ficaram no topo, com 27,9% e 27,3%, respectivamente. Em terceiro lugar, com 24%, ficou o receio de não ter dinheiro para se sustentar.

“Vamos lembrar que esses jovens foram impactados pelas manchetes ininterruptas sobre a recessão, o desemprego, o PIB com baixo crescimento, enfim, sobre as dificuldades do Brasil para fazer a economia engrenar nos últimos anos. Eles também viram isso acontecer em outros países, basta lembrar a crise global de 2008. Então, percebe-se que parte desses jovens teme, de certo modo, passar pelo que seus pais passaram”, diz Costa.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.