Procon notifica site que publicou notícia sobre comida que pode ser consumida após vencimento

Clipping

A partir de uma denúncia de um consumidor, o Procon de Pernambuco abriu uma investigação preliminar e notificou o site de notícias MSN, da Microsoft, por causa de uma publicação sobre “as 20 coisas que se pode comer após o vencimento”. De acordo com o órgão, o texto induz o público a consumir alimentos com prazo de validade expirado e sem indicar fontes de referência.

Segundo o órgão, o texto cita 21 alimentos que a pessoa pode consumir após a validade. Entre eles, estão iogurte, manteiga, pão, chocolate, ketchup e enlatados.

Por meio de nota, divulgada nesta quinta-feira (5), o Procon informou que a empresa deve retirar a matéria de exibição ou publicar uma retificação de texto, “contendo as fontes científicas que atestem as informações divulgadas”.

Ainda de acordo com o Procon, caso a empresa não cumpra a a notificação, estará sujeita a penalidades, como multas.

O Procon disse, ainda, que a matéria “desaconselha, inadvertidamente, o descarte de diversos tipos alimentares, sem divulgar qualquer espécie de fonte, estudo ou qualquer evidência científica da precisão de seus dados”.

O Procon de Pernambuco alerta que a determinação do prazo de validade deve ser realizada para todos os alimentos.

Ficam de fora “aqueles que estão dispensados de declarar essa informação no rótulo, conforme Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – RDC n.259, de 20 de setembro de 2002, e se fundamentam em estudos nacionais e internacionais mantidos ao longo dos anos”.

O órgão ressalta que o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 6º, trata da “proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”.

G1 tentou contato com o site, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.