Prodecon de Petrolina dá orientações para as compras do Dia das Crianças
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, repassou algumas dicas para quem pretende ir as compras para os Dia das Crianças, que será comemorado no próximo sábado (12). De acordo com o órgão, que é vinculado à prefeitura, o objetivo é fazer com que o consumidor evite problemas após a aquisição dos produtos.
De acordo com o diretor-presidente do Prodecon, Dhiego Serra, é importante o consumidor fazer um planejamento sobre o que quer comprar e quanto pretende gastar para não comprometer o orçamento mensal. Segundo o gestor, alguns consumidores acabam se envolvendo com o clima atrativo das lojas e ultrapassam o valor estimado para gastos o que pode ocasionar novas dívidas.
“É muito importante que as pessoas não comprem por impulso, é sempre bom pesquisar e procurar adquirir o produto dentro do seu orçamento e assim evitar se endividar. Muitas dívidas de cartão de crédito e negativação do nome do cliente, por exemplo, decorrem de períodos festivos nos quais o consumidor se empolga com as facilidades e depois acaba não conseguindo quitar o débito o que se transforma numa bola de neve”, destaca.
Uma outra orientação importante diz respeito à indicação de idade em cada brinquedo. Serra destaca que o consumidor deve ficar atento às informações da caixa e avaliar se o item desejado está compatível com a criança que será presenteada.
Em relação as trocas, o Prodecon pede que o consumidor fique atento ao adquirir roupas e sapatos, pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem vício de qualidade (defeito de fábrica), ou seja, não são obrigados a trocar o produto só porque o consumidor não gostou da cor, tipo, modelo, tamanho, etc.
Os consumidores que se sentirem lesados neste período e quiserem fazer alguma reclamação junto ao Prodecon podem procurar o órgão que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar a denúncia, é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, além de nota ou contrato relacionado ao produto ou serviço denunciado. Outras informações através do número: 3861-3066.