Propostas para o desenvolvimento da criação de caprinos e ovinos em Pernambuco são debatidas por instituições do setor agropecuário

Clipping

Entidades públicas envolvidas no incentivo, financiamento e fiscalização agropecuária apresentaram, na manhã de terça-feira (10), propostas para o desenvolvimento da criação de caprinos e ovinos em reunião da Comissão Especial criada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, Alepe, para tratar do tema. Os representantes destacaram a necessidade de aumentar os recursos para assistência técnica e abrir espaços para comercialização dos produtos oriundos da caprinovinocultura no Estado.

O diretor-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Paulo Roberto Lima, mostrou o quantitativo oficial do rebanho de ovinos e caprinos em Pernambuco. Baseado nos números obtidos nas campanhas de vacinação contra febre aftosa do órgão, são 3,1 milhões de ovinos em quase 79 mil propriedades em todo o Estado, e 3 milhões de caprinos presentes em 56 mil propriedades.

No entanto, para o deputado Fabrizio Ferraz, presidente da Comissão Especial, o número real desses animais em Pernambuco deve ser ainda maior. “Quase todo o abate é feito de forma clandestina, por isso os produtores não têm acesso nem a compras governamentais nem aos grandes supermercados e restaurantes da Capital”, observou o parlamentar.

De acordo com o diretor da Adagro, a instituição está trabalhando primeiramente para orientar, e não punir os produtores. Lima citou como modelo de desburocratização a ser seguido a legislação criada para as queijarias artesanais. “O custo de licenciamento de uma queijaria, que era de cerca de R$ 4 mil, passou para apenas R$ 800. Isso faz muita diferença para o produtor”, exemplificou. “No caso da caprinovinocultura, obter a ficha sanitária é essencial para que os produtores consigam financiamento”, ressaltou.

Além do IPA e da Adagro, instituições como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) também mostraram seus pontos de vista na reunião e apresentaram sugestões ao Projeto de Lei nº 314/2019, que pretende instituir uma Política Estadual de Incentivo à Caprinovinocultura. (Alepe)

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.