Seis em cada dez brasileiros viram mulher sofrer violência em 2018

Clipping

Pesquisa do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e do Instituto Datafolhaaponta que, no ano passado, 59,1% das pessoas presenciaram algum tipo de violência sofrido por mulheres. A maior parte (42,6%) foram assédios, cantadas ou outros tipos de abordagens desrespeitosas na rua, feitas por desconhecidos.PUBLICIDADE

De acordo com o fórum a segunda edição da pesquisa “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil” indica uma diminuição no número de brasileiros que afirmam que viram abordagem violenta contra as mulheres: a edição anterior, de fevereiro de 2017, 66% dos entrevistados disseram ter presenciado.Veja mais: Pesquisa revela que 536 mulheres foram agredidas por hora em 2018

A pesquisa sobre o ano passado também aponta que 36,5% das pessoas viram homens xingando, humilhando ou ameaçando mulheres com quem se relacionaram amorosamente. O levantamento ainda mostra que 28,7% das pessoas viram vizinhas sendo ameaçadas por namorado, ex-namorado, marido, ex-marido, companheiro ou ex-companheiro, e 27,7% viram sendo agredidas. 

A pedagoga Karina Rufina, 23 anos, afirma que já presenciou diversas situações de violências sofridas por mulheres, sobretudo em sua vizinhança, na região de Osasco (Grande São Paulo). Segundo ela, a sensação é de “total impotência e dor, porque eu não faço ideia do que posso fazer”.

Segundo Karina, um dos casos mais marcantes que presenciou foi a agressão de um rapaz dependente químico contra sua companheira, uma adolescente que está grávida. “Eles brigam praticamente todo final de semana com muita violência verbal”, diz a pedagoga.Leia também: Violência doméstica expõe filhos de vítimas a fogo, surra e abuso sexual

Karina diz que, apesar das violências que sofre, a adolescente acaba sempre pedindo para voltar com o rapaz. Por isso, a pedagoga afirma que “todos julgam como se ela estivesse nessa posição porque quer, mas acredito que ninguém chega a esse ponto por escolha”.

Outra situação que a Karina diz que presenciou a adolescente passando foi violência por parte de familiar. “Os homens da família dela vão buscá-la à força e com violência também, porque o tio segura os braços e os irmãos as pernas e para levar embora”.

O levantamento mostra que 20,3% dos entrevistados dizem que já viram meninas, moças ou mulheres que residem na vizinhança sendo agredidas por parentes como pai, irmão, tio, cunhado, padrasto, entre outros.

O FBSP perguntou ainda se as pessoas viram, no ano passado, homens brigando, ameaçando, discutindo, ou se agredindo por causa de ciúmes de uma namorada, mulher, companheira ou ex: 37% responderam que viram.

A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro, em 130 municípios de pequeno, grande e médio porte de todas regiões do Brasil. No total, 2.084 pessoas foram entrevistadas.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.