Surfistas brasileiros buscam vaga olímpica na etapa de Saquarema

Clipping

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, terão competições de surfe pela primeira vez, e os atletas brasileiros estão na corrida por quatro das 40 vagas para a competição. E o circuito mundial de surfe, cuja quinta etapa começa amanhã (20), em Saquarema, no litoral fluminense, é a principal porta de acesso à Olimpíada.

Dez das 20 vagas masculinas e oito das 20 femininas serão distribuídas de acordo com a colocação no circuito mundial. Cada país só poderá enviar dois atletas para cada categoria.

Bicampeão mundial e atual detentor do título do circuito, Gabriel Medina está hoje fora da zona de classificação, no 12º lugar, e atrás de dois brasileiros (Filipe Toledo e Ítalo Ferreira). Ele espera um bom resultado em Saquarema para engrenar no circuito, que tem 11 etapas.

“Este ano é importante e, para mim, um pouco mais porque estou defendendo o título mundial e, claro, estou focado na vaga para a Olimpíada. Todo mundo quer essa vaga e vai lutar por isso. Agora é trabalhar e focar em etapa por etapa. Essa perna australiana [três das quatro primeiras etapas foram na Austrália] tem sido uma pedra no meu sapato. Todo ano é um ano difícil lá. Saí com dois resultados ruins lá e agora não posso errar”, afirmou o paulista de Maresias, de 25 anos.

O campeão da etapa de Saquarema no ano passado, Filipe Toledo, está na sexta colocação no Mundial deste ano, atrás de Ítalo, mas ainda na zona de qualificação.

Além de buscar um título mundial inédito, Filipe também está focado na vaga olímpica. “O que está acontecendo agora [surfe como modalidade olímpica] é muito bom para o esporte, para os atletas e para a próxima geração”, disse o paulista de 24 anos, nascido em Ubatuba.

Mulheres

Doze brasileiros disputam uma vaga olímpica masculina no circuito mundia. e duas brasileiras tentarão garantir um lugar entre as oito melhores do circuito. Uma delas é Tatiana Weston-Webb, filha de brasileira, nascida em Porto Alegre, mas moradora do Havaí, que competiu boa parte de sua carreira pela bandeira do arquipélago norte-americano e apenas em 2018 passou a defender as cores verde e amarelo.

“Sempre foi um sonho meu competir na Olimpíada”, disse a surfista de 23 anos, que atualmente ocupa a nona posição no ranking. “Estou bem orgulhosa de representar o Brasil.”

A outra brasileira no circuito é Silvana Lima, de 34 anos. Apesar de ter perdido duas das quatro primeiras etapas do circuito por causa de uma contusão, a cearense de Paracuru ainda sonha com uma vaga olímpica. “Foram os dois joelhos. E vem todo aquele pensamento de que tem que começar tudo de novo, do zero. Foram sete meses de muita força de vontade. Estou muito feliz de estar de volta”, disse a atleta, que está na 14ª posição.

A etapa de Saquarema será disputada na Praia de Itaúna. As outras vagas olímpicas serão distribuídas nos Jogos Mundiais de Surfe da Associação Internacional de Surfe (ISA), deste ano e de 2020, e nos Jogos Pan-Americanos deste ano, em Lima, capital peruana.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.