Tecnologia que reduz uso de dinheiro e cartão cresce 2.275%

Clipping

Agilidade e segurança durante eventos. Esses são os principais objetivos da tecnologia cashless, que está em crescimento no mercado de entretenimento, onde o sistema busca reduzir o uso do dinheiro e cartão de crédito ou débito dentro de alguma festa. Segundo o Banco Central, nos últimos anos essa prática cresceu cerca de 2.275% no Brasil, e a tendência é que ela cresça ainda mais.

A tecnologia funciona por meio de pulseiras específicas ou cartões com chip que proporcionam ao participante fazer uma recarga pré-estabelecida de um determinado valor para utilizar no evento, permitindo operações mais rápidas, filas mais curtas e maior controle nos gastos, além da coibição de fraude nos ingressos.

Leia também:
Empreendedorismo e tecnologia para formação de jovens é tema do festival REC’n’Play
Brasil transfere tecnologia do portal do consumidor para a Argentina

Grandes eventos e festivais estão apostando nas pulseiras RFID, do inglês “Radio-Frequency IDentification”, para a Identificação por Radiofrequência, e em cartões onde o cliente pode abastecê-lo com créditos e utilizar durante o evento.

O grande diferencial da transação está em aproximar o cartão ou pulseira da máquina para que a transferência seja efetuada. Basta o dispositivo possuir NFC (Near Field Communication), que está conectado a uma conexão wireless de transferência de dados a curta distância. Com um sistema de criptografia de leitura e gravação.

A netPDV é a fintech pioneira no Brasil na implementação da tecnologia cashless, e líder nessa forma de pagamento no mercado de entretenimento na América Latina. De acordo com o CEO da fintech, Bruno Lindoso, o uso da tecnologia não é de uso exclusivo no entretenimento, podendo ser utilizado em outros mercados e é importante por agilizar o atendimento. “Existem vários mercados onde o cashless pode ser muito bem aplicado como resorts, cruzeiros, arenas, clubes, condomínios, entre outros. Se pensarmos em um grande evento, tirar a carteira do bolso para realizar cada compra ou simplesmente levá-la ao show pode se tornar um incômodo. O entretenimento é um deles por podermos garantir operações com melhor experiência de compra, mais rapidez, gestão das vendas e menos filas, nós conseguimos dar uma maior velocidade nas transações de pagamento com segurança e melhor gestão das transações financeiras”, disse Lindoso.

Bruno destaca que a solução foi pensada para permitir uma maior organização e controle nos eventos para os organizadores, além de trazer benefícios para o público. “Pensamos com o intuito de amparar os organizadores de eventos em relação as principais preocupações recorrentes em grandes eventos: segurança, rapidez e transparência. Cada cartão ou pulseira registra todas as transações financeiras e garante a funcionalidade do sistema. A tecnologia garante aos organizadores o gerenciamento de todo o consumo e acompanhamento em tempo real da movimentação de vendas, além da emissão de relatórios com informações sobre o estoque e controle de caixa”, destaca o CEO da fintech.

Em Pernambuco uma das empresas que utilizam da tecnologia nos eventos é a Carvalheira. A empresa aposta na tecnologia devido a boa aceitação do público e por otimizar a gestão das festas promovidas, como conta o sócio-diretor Geraldo Bandeira de Melo. “A tecnologia vai além da simples venda, ele não só faz a venda como o controle do estoque. A grande vantagem é que o cliente compra um cartão, alugamos ele da empresa, o cliente paga R$ 5 e no final devolvemos o dinheiro, ele pode colocar o valor que ele vá consumir no cartão, não precisando voltar ao caixa, evita pegar em dinheiro e pode passar no cartão de crédito, e ao término do evento, ou depois dele a gente devolve um eventual crédito excedente”, aponta Geraldo.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.