47% têm muito medo do coronavírus, e 51% só saem de casa quando é inevitável, diz Datafolha

Clipping

Pesquisa Datafolha publicada no site do jornal “Folha de S.Paulo” na noite de segunda-feira (29) aponta que 47% dos brasileiros tem muito medo de contrair o novo coronavírus. Além disso, 51% só saem de casa quando é inevitável.

A pesquisa foi feita nos dias 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Por causa do coronavírus, o levantamento foi realizado por telefone, método que, segundo o Datafolha, não tem a mesma eficácia das pesquisas presenciais nas ruas e nos domicílios.

Veja os números:

Medo de ser infectado

O instituto perguntou ao entrevistado sobre o medo de ser infectado, e a maioria afirmou ter muito medo. Veja o resultado em relação às pesquisas anteriores para a mesma pergunta, em março, abril e maio:

Você diria que tem muito medo, pouco medo ou não tem medo de ser infectado pelo coronavírus?(dados em %)363638384545474734343131262623232121191900000033Muito medoUm pouco de medoNão tem medoJá foi infectado18 a 20 de março1 a 3 de abril25 e 26 de maio23 e 24 de junho01020304050Fonte: Datafolha

Segundo a pesquisa, a proporção de pessoas que relatam ter muito medo é maior entre mais pobres (51% contra 36% entre os mais ricos), mulheres (53% contra 41% dos homens), e moradores da região Nordeste (52%).

Isolamento social

Levantamento questionou sobre o comportamento em relação à orientação de se manter em isolamento. Veja as respostas e a comparação com as pesquisas anteriores:Nível de isolamento social(respostas em %)5454505053535050515124242626272735353434181821211616131312124444333333Sai de casa só quando é inevitávelToma cuidado, mas ainda sai de casa para trabalhar ou outras atividadesEstá totalmente isoladoVive normalmente, sem mudar rotina1 a 3 de abril17 de abril27 de abril25 e 26 de maio23 e 24 de junho0102030405060Fonte: Datafolha.

Preocupação

O Datafolha também perguntou ao entrevistado se ele está ou não preocupado com a pandemia. A maioria acha que a população está menos preocupada do que deveria:Os brasileiros, de um modo geral, estão:Mais preocupado do que deveria: 20 %Menos preocupado do que deveria: 58 %Na medida certa: 20 %Não sabe: 2 %Fonte: Datafolha

Abertura do comércio

A pesquisa questionou os entrevistados sobre a percepção da reabertura do comércio neste momento da pandemia do coronavírus. Veja os resultados:

Governadores e prefeitos estão reabrindo o comércio e serviços em várias cidades do Brasil. Na sua opinião, governadores e prefeitos estão agindo bem ou mal ao reabrir o comércio neste momento da pandemia?Estão agindo bem: 42 %Estão agindo mal: 52 %Não sabe: 6 %Fonte: Datafolha

Opinião sobre a situação do coronavírus

A pesquisa questionou se, na avaliação do entrevistado, a situação atual da pandemia no Brasil está melhorando ou piorando. Veja as respostas:Situação da pandemia está melhorando ou piorando?Está melhorando: 28 %Está piorando: 65 %Não está melhorando nem piorando: 4 %Não sabe: 3 %

Fonte: Datafolha

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.