Apesar de indesejada, a lombalgia é a segunda maior causa de busca por atendimento médico

Clipping

Durante a pandemia de Covid-19, com a adoção do home office e das aulas remotas, a busca pelo termo “dor nas costas” cresceu, de acordo com o Google Trends. Segundo um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as dores lombares, conhecidas na medicina como lombalgia, são a segunda maior causa de busca por atendimento médico e atingem cerca de 80% da população. Sem causas específicas, o problema normalmente está atrelado a situações corriqueiras do dia a dia e pode ser sanado ou minimizado, a depender do paciente.

Ter postura inadequada, pegar um objeto de mau jeito, dormir de forma errada e até mesmo um colchão podem causar o problema. Nesses casos, as dores são causadas por uma contratura ou distensão muscular, conforme explica o ortopedista especialista em coluna André Flávio Pereira. Ele também elenca outros motivos para a causa das dores. “Hérnias de disco, disco degenerado ou desidratados e até mesmo um tumor podem gerar o quadro dolorido”, pontua.

O estudante de Educação Física Douglas Cabral, 27, começou a sentir dores após dormir em sua cama. Ele percebeu que o seu colchão, que já estava antigo, cedia, deixando a sua coluna numa posição inadequada. “Meu colchão já estava velho e afundava quando eu deitava. Agora, que comprei um novo, as dores diminuíram muito, porque a minha coluna fica ereta”, explica Douglas. Ele também acredita que seu peso, que está um pouco acima do ideal para a sua altura, também contribui para o surgimento das dores. “Estou caminhando de quatro a cinco vezes por semana para perder 15kg. Dessa forma, sei que as dores irão diminuir, não só na intensidade como também na frequência”, continuou.

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.