Avanço para quinta etapa do plano de reabertura depende de análise de dados da semana, diz secretário
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O avanço da maior parte das cidades de Pernambuco para a quinta etapa do plano de retomada econômica não será “automática”, como nas últimas semanas. O secretário de Saúde, André Longo, disse, nesta sexta-feira (26), que o comitê de enfrentamento à Covid-19 vai esperar o fim da semana, avaliar os dados e, só na segunda ou na terça-feira, decidir se a maioria das regiões passará para a próxima fase. Ela prevê a retomada de feiras, polo de confecções e dos jogos de futebol, sem público.
Outro ponto seria a reabertura gradual do varejo de centro e dos shopping centers. No entanto, essa fase foi antecipada e os serviços já estão em funcionamento.
“A decisão do comitê de enfrentamento é que nós vamos aguardar os dados da semana epidemiológica, que se encerra amanhã [sábado]. Devemos ter esses dados no domingo. Não teremos o avanço automático na segunda-feira. Vamos aguardar os dados da semana epidemiológico para decidir quanto às atividades que estavam previstas na quinta fase do plano de convivência. Fica do jeito que está na segunda-feira”, afirmou Longo.
A volta dos jogos de futebol, portanto, também está em “compasso de espera”. O governo de Pernambuco deverá se pronunciar sobre o assunto no início da próxima semana.
“Esta decisão será tomada após a avaliação que será feita dos indicadores após o fechamento da 26ª semana epidemiológica, que se encerra no dia de amanhã [sábado] e na avaliação que será feita, no domingo e segunda, quando estaremos reunidos para a tomada de decisão”, declarou o secretário de Saúde.
Estacionados na segunda fase
O estado lembra que há 83 cidades, nas Zonas da Mata Norte e Sul e do Agreste, que ainda estão estacionadas na segunda fase. Elas não conseguiram melhorar os indicadores de contágio da doença.
Há, ainda, o problema dos municípios de Caruaru e Bezerros, no Agreste. Com índices de transmissão crescentes, eles entraram em quarentena mais rígida nesta sexta-feira. O governo reforçou a fiscalização das medidas de restrição. De acordo com André Longo, o início da operação foi positivo.
“A gente ainda não tem os indicadores do isolamento social medido. Isso devemos ter amanhã [sábado]. Mas a avaliação inicial, inclusive do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, que esteve nos locais, é de que foi um dia positivo. Obviamente nós também iniciamos novo plano de comunicação na região para orientar a população, quanto a esta etapa necessária de maior restrição de atividades”, declarou André Longo.
Com isso, a expectativa do secretário é de que, ao fim de um período de 10 dias de reforço no isolamento, os índices de Caruaru e Bezerros caiam.
“Tenho dito, para toda a população do Agreste, que são 10 dias muito importantes para a gente barrar a curva epidêmica na região. Certamente, se houver colaboração de toda a comunidade, poder público estadual, municipal ,sociedade civil organizada, a população puder ter a compreensão e colaborar com esse processo de maior isolamento, só saindo quando for necessário, estaremos fazendo nesses 10 dias cm que a região possa mudar rumo da doença”, afirmou.
Fonte: G1




