Avanço para quinta etapa do plano de reabertura depende de análise de dados da semana, diz secretário

Clipping

O avanço da maior parte das cidades de Pernambuco para a quinta etapa do plano de retomada econômica não será “automática”, como nas últimas semanas. O secretário de Saúde, André Longo, disse, nesta sexta-feira (26), que o comitê de enfrentamento à Covid-19 vai esperar o fim da semana, avaliar os dados e, só na segunda ou na terça-feira, decidir se a maioria das regiões passará para a próxima fase. Ela prevê a retomada de feiras, polo de confecções e dos jogos de futebol, sem público.

Outro ponto seria a reabertura gradual do varejo de centro e dos shopping centers. No entanto, essa fase foi antecipada e os serviços já estão em funcionamento.

“A decisão do comitê de enfrentamento é que nós vamos aguardar os dados da semana epidemiológica, que se encerra amanhã [sábado]. Devemos ter esses dados no domingo. Não teremos o avanço automático na segunda-feira. Vamos aguardar os dados da semana epidemiológico para decidir quanto às atividades que estavam previstas na quinta fase do plano de convivência. Fica do jeito que está na segunda-feira”, afirmou Longo.

A volta dos jogos de futebol, portanto, também está em “compasso de espera”. O governo de Pernambuco deverá se pronunciar sobre o assunto no início da próxima semana.

“Esta decisão será tomada após a avaliação que será feita dos indicadores após o fechamento da 26ª semana epidemiológica, que se encerra no dia de amanhã [sábado] e na avaliação que será feita, no domingo e segunda, quando estaremos reunidos para a tomada de decisão”, declarou o secretário de Saúde.

Estacionados na segunda fase

O estado lembra que há 83 cidades, nas Zonas da Mata Norte e Sul e do Agreste, que ainda estão estacionadas na segunda fase. Elas não conseguiram melhorar os indicadores de contágio da doença.

Há, ainda, o problema dos municípios de Caruaru Bezerros, no Agreste. Com índices de transmissão crescentes, eles entraram em quarentena mais rígida nesta sexta-feira. O governo reforçou a fiscalização das medidas de restrição. De acordo com André Longo, o início da operação foi positivo.

“A gente ainda não tem os indicadores do isolamento social medido. Isso devemos ter amanhã [sábado]. Mas a avaliação inicial, inclusive do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, que esteve nos locais, é de que foi um dia positivo. Obviamente nós também iniciamos novo plano de comunicação na região para orientar a população, quanto a esta etapa necessária de maior restrição de atividades”, declarou André Longo.

Com isso, a expectativa do secretário é de que, ao fim de um período de 10 dias de reforço no isolamento, os índices de Caruaru e Bezerros caiam.

“Tenho dito, para toda a população do Agreste, que são 10 dias muito importantes para a gente barrar a curva epidêmica na região. Certamente, se houver colaboração de toda a comunidade, poder público estadual, municipal ,sociedade civil organizada, a população puder ter a compreensão e colaborar com esse processo de maior isolamento, só saindo quando for necessário, estaremos fazendo nesses 10 dias cm que a região possa mudar rumo da doença”, afirmou.

Fonte: G1

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.