Compesa justifica que surto de infecção estomacal em Petrolina não tem relação com qualidade da água
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Compesa informa que o surto de infecção estomacal citado em áudios de redes sociais não tem qualquer relação com a qualidade de água fornecida pela Compesa. Confira a nota:
A água distribuída na cidade pela Companhia atende aos padrões físico-químicos e bacteriológicos estabelecidos na Portaria de Consolidação Nº 5 de 2017, do Ministério da Saúde. Convém salientar que mensalmente é cumprido o plano de monitoramento de análises, em que são coletadas 130 amostras em diferentes bairros de Petrolina visando atestar a qualidade da água distribuída.
Além disso, a Compesa trabalha em parceria com os órgãos fiscalizadores realizando coletas semanais com a Vigilância em Saúde do Município de Petrolina, mantendo um canal aberto de comunicação e monitoramento. Por fim, todas as coletas realizadas são analisadas por profissionais com formação técnica na área e os resultados obtidos são enviados mensalmente para o Ministério Público a fim de garantir a transparência do trabalho de controle de qualidade da água executado no município. As informações referentes aos resultados dos testes de qualidade de água podem ser verificados na conta de água.
A Compesa destaca ainda que, para que a qualidade da água, que chega às residências, seja mantida, os usuários devem seguir alguns cuidados básicos:
1. Manter os reservatórios de água sempre vedados;
2. Realizar limpeza da caixa de água a cada seis meses, em média;
3. Deixar as torneiras da residência livre de qualquer sujeira ou contaminação;
4. Antes de comprar um filtro ou purificador, verificar se o equipamento é adequado para água tratada, fornecida pelo sistema de abastecimento, ou se é indicado para água direta da fonte, no caso de poços e nascentes. Isso define o tipo de filtragem do aparelho, garantido maior eficácia.
5. Não utilizar sal ou açúcar na limpeza do filtro ou purificador, para não contaminar o aparelho com bactérias ou entupir o filtro.
6. Instalar os filtros de barro em lugares arejados e longe do sol;
7. Fazer a manutenção correta do aparelho para garantir seu bom funcionamento;
8. Trocar o refil dos equipamentos sempre no prazo estabelecido pelo fabricante;
Fonte: Edenevaldo Alves