Contratação de temporários para fim de ano será tímida

Clipping

O período de Natal costumava ser a época em que o comércio mais vendia e contratava temporários. No entanto, com a chegada da pandemia, essa prática será diferente neste ano. Embora ainda falte pouco mais de dois meses à data, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que apenas 70,7 mil trabalhadores temporários serão contratados, em todo o país, neste fim de ano. O número é 19,7% menor do que o registrado em 2019 (88 mil). No Estado a estimativa alinha-se ao panorama nacional. 

É que segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Cid Lôbo, a contratação de temporários para a data será, em média, 20% menor quando comparada ao ano anterior. “A tendência é que realmente o número seja menor do que os últimos anos, porque tem muitas empresas com funcionários no afastamento, então a primeira opção é trazê-los de volta”, explica. 

Para ele a contratação de temporários deve ser maior nos setores que estão puxando a demanda, como os setores de material de construção, eletrodomésticos, artigos para casa, entre outros. “Esses setores estão puxando para cima a demanda. É que como as pessoas estão em casa mais tempo, em razão do isolamento social, a necessidade de tornar o ambiente mais confortável leva as pessoas a consumirem mais produtos relacionados a estes setores”, acrescenta e ainda diz que nos tradicionais setores de vestuário, calçados, as vendas devem ser menores neste fim de ano. 
 
Esses segmentos, historicamente, respondem pela maior parte dos empregos temporários neste período do ano. Contudo, eles deverão ofertar 30,7 mil vagas neste ano. O economista da CNC, Fabio Bentes,  responsável pelo estudo, ressalta que esse total equivale a pouco mais da metade dos 59,2 mil postos criados em 2019. “Este ramo do varejo vem apresentando mais dificuldades de recuperar o nível de vendas anterior ao início do surto de covid-19”, afirma. 

Quem tiver interesse em conquistar uma vaga de temporário, “a hora é esta”, diz Cid Lôbo. “É bom enfatizar que a época de distribuir currículos e sair em luta é agora. Quem tiver disposto já pode procurar as agências de trabalho, os shoppings, as lojas do centro. É melhor procurar se posicionar às vagas em setores com maior demanda, como as de materiais para casa, construção, reformas”, orienta. 

Nos shoppings, o panorama não é diferente. Segundo o presidente da Associação de Lojistas de Shopping  de Pernambuco (Aloshop), Ricardo Galdino, as contratações devem ficar para o próximo ano. “As empresas estão com quadro enxuto. Somente as grandes redes ou as que estão em expansão que devem contratar. No mais, os lojistas devem preparar as equipes e valorizar o quadro já disponível”, afirma. 

Fonte: Folha-PE

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.